Des. Salise Sanchotene é homenageada por atuação no enfrentamento da violência contra a mulher
Atualizada em 30/08/2024 - 16h12
A desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, integrante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), recebeu a Medalha de Mérito do Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – Juíza Regina Freitas, concedida pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A homenagem é entregue a personalidades do Sistema de Justiça que têm reconhecida atuação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A cerimônia foi realizada na tarde de quinta-feira (29/8) no Plenário do Palácio da Justiça do Piauí, em Teresina.
A Medalha de Mérito do Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – Juíza Regina Freitas tem o objetivo de homenagear todos aqueles que tenham oferecido especial e relevante contribuição no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Além de Salise Sanchotene, também receberam a medalha na mesma solenidade a desembargadora Adriana Mello (TJ-RJ); a juíza Uismeire Coelho (TJ-PI); Silvani Maia Resende Santana, diretora-geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI; e Francisca Leoneide Ferreira da Rocha, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Piauí.
“Cada uma de nós que está recebendo esta homenagem está muito feliz e honrada. Mas, certamente, não está recebendo sozinha. Esse é um trabalho feito a muitas mãos. Aqui, representamos muitas pessoas. Essa é uma chaga social enorme e o Tribunal de Justiça do Piauí faz um grande trabalho, inclusive ao dar esse reconhecimento a quem atua na área”, disse a desembargadora Salise Sanchotene.
Em sua fala, ela ainda ressaltou que juízes e juízas devem buscar entender as realidades pelas quais passam, diariamente, as mulheres que buscam a proteção do Poder Judiciário. “Nosso trabalho pode ressignificar as vidas de muitas mulheres”, pontuou Salise Sanchotene.
O supervisor da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência (Cevid) do TJ-PI, desembargador Ricardo Gentil, lembrou que a outorga da Medalha de Mérito do Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – Juíza Regina Freitas é uma forma de homenagear também o legado deixado pela magistrada Regina Freitas no combate à violência contra mulher.
“Aproveitamos esse importante momento de reconhecimento à importante contribuição de cada homenageada a essa causa para também trazermos à memória todo o trabalho que a colega Regina deixou aqui conosco”, afirmou o desembargador.
A solenidade de entrega da medalha ocorreu dentro da programação do V Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fopivid), que acontece entre quinta e sexta-feira (29 e 30/8), em Teresina. Além de receber a homenagem, a desembargadora Salise Sanchotene também foi uma das participantes da mesa de abertura do Fórum. A magistrada do TRF4 palestrou sobre o tema “Direitos Humanos das Mulheres e Acesso à Justiça”.
Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-PI
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | SolenidadeJustiça Federal completa 20 anos em Carazinho (RS)09/05/2025 - 15:26
-
JFRSJFRS | DescaminhoHomem é condenado por transportar mercadoria advinda do exterior sem a devida documentação fiscal09/05/2025 - 15:13
-
JFRSJFRS | UsucapiãoMorador de Rio Grande garante propriedade do imóvel onde reside há mais de duas décadas09/05/2025 - 13:46