JFPR | SENTENÇA

Organização criminosa de tráfico internacional de drogas e armas é condenada pela JFPR

09/10/2024 - 13h40
Atualizada em 09/10/2024 - 13h35
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

 

Nove pessoas acusadas de tráfico, contrabando internacional de drogas e de armas, associação criminosa, além de porte ilegal de armas, foram condenadas à prisão pela Justiça Federal do Paraná (JFPR). A decisão é do juiz federal substituto Richard Rodrigues Ambrosio, da 5ª Vara Federal de Londrina. 

O grupo, sediado nas cidades de Medianeira e São Miguel do Iguaçu, foi desmantelado pela Polícia Federal (PF), que vinha investigando as ações desde o ano de 2022. A prisão dos contrabandistas ocorreu em uma estrada entre Rolândia e Cambé, no norte do estado, em julho de 2023. Durante o flagrante, a PF encontrou mais de duas toneladas de maconha. 

O transporte da droga era feito em um caminhão que pertence a um dos condenados que prestava serviços para uma grande indústria de alimentos da região. Os principais destinos da organização eram as cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Além da maconha, a polícia apreendeu 75 pistolas fabricadas em diferentes países como Turquia, Israel, Estados Unidos e Alemanha. Também foram apreendidos carregadores e 12 fuzis, entre eles seis do modelo AR-15.

Na sentença, o magistrado também determinou a apreensão de bens móveis e imóveis da quadrilha. Dos nove condenados, três poderão recorrer em liberdade. As penas decretadas vão de três anos e seis meses até 21 anos e dez meses de prisão dependendo da gravidade e da quantidade de crimes praticados por cada um dos condenados.


A imagem mostra uma apreensão feita pela polícia. No chão, há vários fuzis, dispostos em uma linha. Ao lado das armas, há diversos pacotes grandes embalados em plástico, de diferentes cores, como preto, amarelo, vermelho e verde. No fundo, há um carro estacionado e duas placas com emblemas. Uma das placas tem o logotipo da Polícia Federal.
As armas e as drogas estavam dentro de um caminhão frigorífico