JFPR | CONCILIAÇÃO

Emagis aborda temática da Justiça Restaurativa em curso na JFPR

10/10/2024 - 15h35
Atualizada em 10/10/2024 - 15h49
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Escola da Magistratura e Servidores (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou, nesta quarta-feira (09), o Encontro da Conciliação e da Justiça Restaurativa. O evento acontece na sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR) sob a coordenação do desembargador federal, Hermes Siedler da Conceição Júnior e da juíza federal substituta, Catarina Volkart Pinto.  

O objetivo do curso, que vai até a próxima sexta-feira (11), é o de promover  conhecimentos sobre a metodologia autocompositiva em processos judiciais, que são métodos de resolução de conflitos em que as próprias partes envolvidas buscam chegar a um acordo. O público-alvo é composto por juízes e juízas federais e servidoras e servidores da Quarta Região, além de convidados dos outros Regionais (TRF1, TRF2, TRF3 e TRF5). 

O desembargador Roger Raupp Rios participou da abertura e deu as boas-vindas para o público formado por mais de cem pessoas presentes. Em seguida, o desembargador Hermes Siedler da Conceição Junior, falou da importância da Justiça Restaurativa e Conciliação. Ele lembrou que, mais que um momento de aprimoramento, partilha e de aprendizado, o evento é um espaço para celebrar e coroar “os avanços  dos esforços dos servidores e servidoras, magistrados e magistradas, que se dedicam diariamente à atividade da Conciliação e da Justiça Restaurativa”. 

O desembargador também destacou que a Justiça Federal da 4ª Região vem sendo surpreendida com novas iniciativas “que buscam uma forma mais humana, fraterna e solidária de se construir a Justiça”. 

A juíza federal, diretora do foro da JFPR, Luciana da Veiga Oliveira, comemorou a iniciativa da Emagis em sediar em Curitiba o Encontro. “Eu penso que desenvolver competências de alta composição em restaurativas é cada vez mais essencial para o exercício da atividade jurisdicional”, frisou. 

A juíza federal Catarina Volkart Pinto argumentou que o sistema de conciliação vem crescendo a cada ano que passa e que proporcionalmente a estrutura do Justiça tem ampliado os setores de atendimento para os mais diversos tipos de conflitos e temas. “Podemos dizer que temos muito orgulho de tudo isso que vem sendo construído. De toda essa estrutura que cresce e que se consolida com o tempo”, enalteceu a juíza.

Os temas das palestras irão abordar desde as boas práticas da Instituição para facilitar neste processo até os desafios que a conciliação pode trazer. Além disso, o curso busca compreender a Política Judiciária Nacional e o Sistema de Conciliação na Justiça Federal da 4ª Região com o objetivo de identificar formas de resolver conflitos com o viés restaurativo e conciliatório.

Acesse a programação completa: https://bit.ly/ProgramaçãoConciliação


Fotografia dos palestrantes do Curso promovido pela Emagis.
Os temas das palestras irão abordar desde as boas práticas da Instituição para facilitar neste processo até os desafios que a conciliação pode trazer | Foto: Victor Lobo Guimarães
Fotografia dos palestrantes do Curso promovido pela Emagis.Fotografia do auditório do curso.Fotografia da juíza federal, diretora do foro da JFPR, Luciana da Veiga Oliveira Curso promovido pela Emagis.Foto de tela com o desembargador Roger Raupp Rios.