Ouvidora da Mulher leva experiência da 4ª Região a evento da Polícia Civil de SC
Atualizada em 01/04/2025 - 15h20
A Ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi, está participando do IV Seminário Polícia Civil por Elas, que ocorre nos dias 31/3 e 1º/4 na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma.
Blasi palestrou ontem (31/3) e fez um relato sobre as ações e iniciativas da Ouvidoria da Mulher do TRF4 nos últimos dois anos. Ela destacou dois eixos: pedagógico/letramento e apuração/encaminhamento das denúncias que chegam à Ouvidoria.
A desembargadora destacou o projeto "Café e Prosa" como um exemplo da política de letramento, quando ela e a psicóloga Karen Neto foram às subseções de Blumenau (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Pelotas (RS) para conversar com a rede local de proteção à mulher e ministrar uma conversa com as magistradas, servidoras, estagiárias e colaboradoras da Justiça acerca dos tipos de violência e o protocolo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para enfrentamento da violência contra magistradas e servidoras.
Quanto à apuração das denúncias, ela enfatizou a importância da atuação em rede, observando que, embora a Justiça Federal não julgue o tema, pode ser uma porta de entrada segura para as mulheres que buscam por amparo. “É uma forma mais ágil de encaminhar a mulher ao órgão competente, minimizando a revitimização dessa mulher”, pontuou Blasi.
O seminário é promovido pela Academia de Polícia Civil de Santa Catarina em parceria com a UNESC. O propósito é discutir durante esses dois dias ações voltadas à segurança da mulher, debatendo questões de gênero e destacando a importância do desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam o pleno exercício da cidadania pelas mulheres.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | PrevençãoRoda de conversa com terceirizados aborda assédio moral e sexual no trabalho06/05/2025 - 16:52
-
JFRSJFRS | Justiça e MemóriaEvento relembra o enfrentamento da crise provocada com o desastre climático de maio de 202406/05/2025 - 16:47
-
JFRSJFRS | XenofobiaVereador de Caxias do Sul (RS) é condenado a pagar R$100 mil por proferir discurso discriminatório06/05/2025 - 14:41