JFPR firma parceria com OAB Paraná para enfrentar 'golpe do falso advogado'
Atualizada em 02/04/2025 - 14h56
A juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, diretora do Foro da SJPR, recebeu representantes da OAB Paraná na sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR) esta semana.
A magistrada, junto com a vice-presidente Graciela Marins e o coordenador da Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, Leandro Pereira, firmaram uma parceria estratégica entre as instituições, com objetivo de fortalecer o enfrentamento ao golpe do falso advogado.
A prática está cada vez mais frequente no meio jurídico. Nela, os criminosos se passam por advogados ou usam indevidamente dados para práticas fraudulentas. Por isso, a JFPR e a OAB-PR estabeleceram diretrizes de cooperação mútua, com foco na proteção de dados pessoais e processuais.
A intenção é agir diretamente na origem dos golpes, reforçando a segurança das informações e criando barreiras eficazes à atuação dos criminosos.
Acesso à internet
Os representantes da JFPR e da OAB-PR também trataram sobre melhorias no acesso à internet disponibilizada aos advogados nas dependências da Justiça Federal. A advocacia poderá utilizar a internet institucional para a realização de audiências, sustentações orais e demais atos processuais de forma mais estável e eficiente.
Entre as iniciativas já implementadas, destaca-se a abertura de um canal direto com o Departamento de Informática da JFPR, para acompanhamento em casos de eventuais falhas de acesso ou instabilidade no uso da internet durante audiências e sustentações orais nas dependências dos prédios da JFPR.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | PrevençãoRoda de conversa com terceirizados aborda assédio moral e sexual no trabalho06/05/2025 - 16:52
-
JFRSJFRS | Justiça e MemóriaEvento relembra o enfrentamento da crise provocada com o desastre climático de maio de 202406/05/2025 - 16:47
-
JFRSJFRS | XenofobiaVereador de Caxias do Sul (RS) é condenado a pagar R$100 mil por proferir discurso discriminatório06/05/2025 - 14:41