JFPR | Evento em Curitiba

Abertura da V Exposição da Memória Institucional da JFPR será dia 15 de maio

13/05/2025 - 14h26
Atualizada em 13/05/2025 - 14h26
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Unir dois eventos – o Dia da Vitória (em 8 de maio) e o Dia Nacional da Memória do Poder Judiciário (em 10 de maio) em uma exposição que valorize a história de servidores e magistrados pioneiros da Justiça Federal em sua reinstalação em 1967.

Este é o objetivo da “V Exposição da Memória Institucional da JFPR – 80 anos do Dia da Vitória (fim da 2ª Guerra Mundial) e a participação de servidores pioneiros da JFPR como combatentes da FEB”.

Muitos juízes e servidores não sabem, mas quando a Justiça Federal foi reinstalada, em 1967, depois de 30 anos ausente do Poder Judiciário nacional (havia sido extinta em 1937 pelo Estado Novo de Getúlio Vargas), dos 36 servidores nomeados para dar início a esta nova fase da Instituição, 23 deles eram originários da FEB – Força Expedicionária Brasileira. E sim, haviam lutado na guerra e participado da Tomada de Monte Castelo, evento fundamental para a rendição final da Alemanha nazista em 1945.

Acervo de relíquias 

A Memória JFPR entrou em contato com as famílias destes servidores pioneiros (os “pracinhas” como eram chamados) e conseguiu o empréstimo de fotografias, documentos, medalhas, cartas e peças de uniforme. “Todos estes itens, verdadeiras ‘relíquias’ que as famílias nos trouxeram, revelam não só a história pessoal de cada um, mas também a história do maior conflito mundial, que causou tantas mortes e destruição”, conta a servidora Dulcinéia Tridapalli, Diretora do Núcleo de Memória Institucional.

Além dos familiares destes ex-combatentes (todos já falecidos), também foram convidados a participar da abertura os servidores Milton Conversani Pimentel e Harold Collin Jr, pioneiros de 1967, mas oriundos de outros quadros, e os demais aposentados da Instituição, uma vez que muitos deles conheceram os “expedicionários”. Os quatro juízes federais instaladores da Justiça Federal em 1967 também serão lembrados e homenageados pela mostra.

Até setembro de 2025

A exposição – também a ser disponibilizada em formato digital a quem estiver fora de Curitiba – permanecerá no hall em frente à Sala da Memória Fábio Luiz dos Santos, na Sede Cabral, até setembro de 2025, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

A abertura acontece no dia 15 de maio, às 15 horas, em frente à Sala da Memória da JFPR, na Avenida Anita Garibaldi, 888, Cabral - Curitiba/PR.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br

 


Pracinhas da FEB, entre os quais os primeiros servidores da JFPR