Semana da Inspeção abre com reflexão sobre as mudanças produzidas pela evolução tecnológica
Atualizada em 20/05/2025 - 17h52
A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região deu início nesta tarde (19/5) à Semana da Inspeção 2025, que possui como tema “Cultura Institucional: enfrentando as mudanças”. A palestra de abertura foi realizada pela neurocientista Thaís Gameiro, que atua em neurociência organizacional, no Auditório da Escola Judicial de Magistrados e Servidores (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. O evento ainda contou com transmissão ao vivo pelo Youtube, permitindo a participação de magistrados e servidores de toda a 4ª Região.
A corregedora e a vice-corregedora da Justiça Federal da 4ª Região, desembargadoras federais Vânia Hack de Almeida e Vivian Josete Pantaleão Caminha, abriram a semana pontuando a necessidade de se preparar para as mudanças que vêm ocorrendo no mundo. “É um momento para reflexão, para repensar nossas estratégias de trabalho, a partir dos inúmeros desafios que temos pela frente, para poder prestar uma jurisdição célere, efetiva e, sobretudo humana”, ressaltou a corregedora.
“Como podemos nos aprimorar e principalmente pensar em como podemos nos adaptar da melhor forma às mudanças. Mudanças tecnológicas, mudanças sociais, climáticas, todas elas acabam por nos afetar e exigem uma Justiça cada vez mais preparada para entregar um serviço de excelência à sociedade”, afirmou Hack de Almeida.
A vice-corregedora enfatizou importância de se aproveitar a Semana de Inspeção não apenas para computar números, mas para realizar uma reflexão conjunta. “É um momento em que podemos parar, reunir todos, promover o diálogo e abordar assuntos que não são estritamente processuais, mas que interferem na atuação jurisdicional”, completou Pantaleão Caminha.
Adaptação às mudanças
A neurocientista Thaís Gameiro frisou a importância de se adaptar a um cenário de mudanças constantes e velozes. A palestrante possui mestrado e doutorado em Neurociência, especializada em Neurobiologia do Estresse e Bem-Estar, ela também é professora e atua no aprimoramento de gestores e de profissionais. Em sua fala, Gameiro trouxe o olhar da neurociência para como podemos lidar com as mudanças no dia a dia e na rotina de trabalho dos tempos atuais.
Segundo ela, “a neurociência traz a compreensão de que ao entendermos as bases do nosso comportamento, identificamos obstáculos, mas também oportunidades para melhorarmos diversos aspectos da nossa rotina, incluindo o nosso bem-estar e performance profissional”. Ela ainda apontou que, em nível pessoal, devemos refletir sobre quais as mudanças podemos implementar nas nossas rotinas para alcançar um maior bem-estar.
“Volátil, incerto, complexo e ambíguo são termos que caracterizam o nosso mundo, que, após a pandemia teve o acréscimo dos adjetivos frágil, ansioso, não linear e incompreensível”, explicou Gameiro, ao abordar a atualidade do mundo em que vivemos.
Durante a palestra, a neurocientista chamou atenção para a velocidade do cérebro humano, que acaba não acompanhando a revolução tecnológica e sofrendo, desenvolvendo patologias.
“Este mundo nos exige habilidades para não adoecermos como inteligência emocional, equilíbrio, saúde mental, mas isso vem sendo um desafio”, observou a palestrante, que apontou algumas formas de preservar a saúde mental neste contexto.
“Hoje em dia o mundo muda em uma velocidade que muitas vezes o nosso cérebro não consegue acompanhar, podendo gerar desafios de adaptação. Todo dia nos deparamos com uma novidade, com um novo desafio, uma necessidade nova de aprendizado. Assim, é importante saber mais sobre como nós funcionamos para melhorarmos a nossa capacidade de se adaptar a esse novo mundo”, pontuou a palestrante.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)








notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | PosseDesembargador federal Leandro Paulsen, do TRF4, passa a integrar o TRE-RS08/07/2025 - 19:02
-
JFSCJFSC | FlorianópolisPrefeitura tem 60 dias para publicar licitação da Casa de Passagem para indígenas08/07/2025 - 18:33
-
TRF4TRF4 | OuvidoriaDesembargadora Ana Blasi conversa com professoras da UEL sobre projetos de defesa das mulheres08/07/2025 - 18:28