Solenidade no TRF4 encerra a Semana da Inspeção 2025
Atualizada em 23/05/2025 - 18h40
Na tarde de hoje (23/5), a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região promoveu a solenidade de encerramento da Semana da Inspeção 2025. O evento ocorreu no Auditório da Escola Judicial de Magistrados e Servidores (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. A atividade foi destinada ao encerramento e balanço da gestão do biênio 2023-2025, além da apresentação da nova gestão da Corregedoria Regional da 4ª Região, que assume no próximo mês de junho e vai atuar durante o biênio 2025-2027. A cerimônia ainda contou com transmissão ao vivo pelo Youtube, possibilitando que magistrados e servidores das três Seções Judiciárias da 4ª Região (SJRS, SJSC e SJPR) pudessem acompanhar a atividade.
O tema escolhido pela Corregedoria para a Semana de Inspeção anual de 2025 foi “Cultura Institucional, com Foco no Enfrentamento de Mudanças”. A Semana da Inspeção iniciou na última segunda-feira (19/5) com uma palestra da neurocientista Thaís Gameiro abordando “Como a Neurociência nos Ajuda a Lidar com Mudanças”, no Auditório da Emagis.
A solenidade de encerramento da Semana da Inspeção abriu com uma fala do presidente do TRF4, desembargador federal Fernando Quadros da Silva, que participou por meio de videoconferência. “Parabenizo a equipe da Corregedoria pelo excelente trabalho de aproximação com todos os nossos colaboradores e todas as nossas unidades da 4ª Região, com a realização de visitas, com um olhar atento e uma escuta ativa sobre todos os assuntos e demandas que interessam à jurisdição”, declarou Quadros da Silva ao elogiar as iniciativas desenvolvidas pela Corregedoria ao longo dos últimos dois anos.
Em sua manifestação, a corregedora regional da 4ª Região, desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, ressaltou a elevada adesão dos magistrados e servidores às atividades durante a Semana da Inspeção. “Tivemos um número de acessos virtuais muito grande durante, o que nos deixou gratos e impressionados de atingirmos uma quantidade tão grande de pessoas”, ela avaliou.
A magistrada ressaltou os vários temas que foram debatidos durante a Semana: ajuda da neurociência para lidar com mudanças na rotina de trabalho; experiências da Ouvidoria da Mulher do TRF4; uso de inteligência artificial na Justiça Federal; novas funcionalidades do sistema eproc; combate à litigância predatória; apresentação do Projeto de Auxílio Colaborativo.
Balanço da gestão
Falando sobre o balanço do biênio 2023-2025 à frente da Corregedoria, a desembargadora Hack de Almeida relembrou que “foram realizadas correições e visitas em todas as varas federais que compõem a 4ª Região, inclusive nas Direções de Foro das Seções Judiciárias”.
Ela ainda apontou outros exemplos de iniciativas da gestão como o Fórum de juízes colaboradores, o Programa de Vitaliciamento de duas turmas de juízes substitutos aprovados no XVIII Concurso Público da Justiça Federal da 4ª Região; a criação de Núcleos de Justiça 4.0; a Central do FGTS; a Central de Processamento de Litígios Associados à Catástrofe Climática, ocorrida em maio de 2024 no Rio Grande do Sul; a Central de Mandados Virtuais; o novo modelo de Plantão Judiciário.
A desembargadora dedicou agradecimentos especiais aos magistrados auxiliares e servidores que integraram a Corregedoria pelo trabalho de alta qualidade desenvolvido nos dois anos da gestão. “Aceitar o desafio de uma missão de tamanha envergadura exigiu não apenas profundo conhecimento técnico e jurídico, mas também espírito de equipe e capacidade ímpar de propor soluções inovadoras”, registrou Hack de Almeida ao elogiar os membros da sua equipe na Corregedoria.
Em seguida, a corregedora passou a palavra para a manifestação dos três juízes federais que atuaram como auxiliares: Eduardo Tonetto Picarelli, Graziela Soares e Tiago do Carmo Martins.
“Essa gestão não deixou de atuar em nenhuma frente. Atuamos no aspecto correicional, no aspecto de visitas a todas as unidades, no aspecto de planejamento, no aspecto de propor mudanças, assim, sempre buscando permitir aos magistrados e servidores que trabalhem melhore e com mais qualidade e mais profundidade. A gestão atuou plenamente, sendo ativa em todas as áreas possíveis de uma Corregedoria”, declarou o juiz Picarelli.
A juíza Soares agradeceu a confiança depositada pela desembargadora Hack de Almeida e “a liberdade de atuação que nos deu durantes esses dois anos, possibilitando que os magistrados auxiliares pudessem efetivamente participar da gestão”. Ela também sublinhou que “foi uma honra contribuir com o trabalho da Corregedoria e acompanhar de perto tantas mudanças realizadas e tantos projetos implementados com muita dedicação e sempre com a finalidade de melhorar a vida de todos dentro da instituição”.
Já o juiz Martins destacou que o trabalho feito pela gestão atual foi construído sobre as bases que já haviam sido estabelecidas pelas administrações anteriores da Corregedoria. “Há dois anos, quando iniciamos o trabalho já pegamos um ‘edifício’ construído pelos corregedores anteriores e suas equipes e agora vamos deixar mais alguns ‘tijolos’ nessa construção para que a próxima gestão dê continuidade, afinal, não podemos esquecer que nós somos transitórios mas os trabalhos do Tribunal e da Corregedoria são permanentes”, ele concluiu.
Ao final do evento, a desembargadora Hack de Almeida fez a apresentação dos novos juízes federais que vão ocupar as funções de auxiliares da Corregedoria no biênio 2025-2027: Daniela Tochetto Cavalheiro, Tani Maria Wurster e Henrique Luiz Hartmann. Eles vão integrar a gestão que será comandada pela desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, que assume como a nova corregedora da Justiça Federal da 4ª Região no próximo dia 20 de junho.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)






notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Participação da sociedadeCJF e TRFs promovem consulta pública para definir as metas da Justiça Federal para 202623/05/2025 - 18:56
-
JFRSJFRS | Assistência SocialINSS deverá pagar BPC a criança com deficiência intelectual23/05/2025 - 15:55
-
JFPRJFPR | ConciliaçãoCaso Petrobras: Justiça aprova mais R$ 31 milhões em projetos ambientais para Araucária23/05/2025 - 15:35