TRF4 recebe certificado internacional por uso de energia limpa
Atualizada em 12/06/2025 - 14h54
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável, com o selo I-REC ou REC Brasil, após dez meses de migração para o Mercado Livre de Energia. Com a mudança, a energia elétrica passou a ser adquirida por meio de processos licitatórios com uma economia mensal média de 30%.
O Certificado I-REC (International REC Standard), ou Certificado Internacional de Energia Renovável, é um sistema global que atesta a origem renovável da energia consumida por uma empresa ou organização. Funciona como uma garantia de que a energia elétrica utilizada foi gerada por fontes renováveis, como solar, eólica, biomassa e PCHs (pequenas centrais hidrelétricas).
Esse selo é dado anualmente a empresas e instituições e o certificado recebido pelo tribunal refere-se ao consumo de 2024, que foi todo com base em energia solar.
Essa foi uma iniciativa pioneira no Poder Judiciário brasileiro, que tornou o TRF4 um agente livre para adquirir energia elétrica para os prédios Sede e Anexo da corte, localizados em Porto Alegre. Até julho de 2024, o TRF4 tinha a energia contratada junto à CEEE Equatorial, no mercado regulado; com a migração, foi feito um procedimento licitatório de pregão eletrônico por meio do qual passou a adquirir a energia junto a um fornecedor diferente da concessionária, no caso a empresa RZK Energia, com contrato de duração de 5 anos, a um preço muito mais competitivo.
Além da energia comprada, o tribunal também possui placas solares instaladas, o que otimiza a economia.
Acesse o certificado neste link: https://www.trf4.jus.br/trf4/upload/editor/2025/ppi71_the-international.jpg
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFSCJFSC | FlorianópolisAcordo permite continuidade do licenciamento pelo IMA da Marina da Beira-Mar Norte13/06/2025 - 16:46
-
JFRSJFRS | Evento de InovaçãoCartilha Letramento em Direitos Humanos é destaque na 5ª edição do Convergência13/06/2025 - 15:35
-
JFPRJFPR | PVITAAlunos da UFPR visitam a sede da Justiça Federal em Curitiba13/06/2025 - 15:31