JFRS | Consciência Negra

Exposição sobre os territórios quilombolas é inaugurada na JFRS

17/10/2025 - 18h05
Atualizada em 17/10/2025 - 18h05
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A exposição “Entre Raízes e Leis: A Justiça Federal Gaúcha e os Territórios Quilombolas” foi inaugurada hoje (20/10) na sede da Justiça Federal do RS (JFRS), em Porto Alegre. Ela integra a programação da Consciência Negra na instituição, e é uma iniciativa da Comissão de Gestão de Memória e do Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades (GTDH), em parceria com o Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo.

A mostra central é composta por processos judiciais da JFRS, que ilustram a atuação da Justiça Federal em casos relevantes para as comunidades quilombolas, abrangendo desde questões tributárias, fundiárias e até previdenciárias. Objetos arqueológicos de sítios quilombolas fazem parte da exposição através da parceria com o Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo.

Integra também a exposição a mostra “Territórios Negros”, cuja curadoria é de Nandi Barrios e tem sua origem na dissertação de mestrado da geógrafa Daniele Machado Vieira. Ela exibe mapas históricos, fotografias e documentos que mapeiam antigos territórios, quilombos urbanos e os locais de moradia e resistência da população negra. A geógrafa inclusive participará, em novembro, de uma palestra dentro da programação da Consciência Negra 2025 na JFRS.

Serviço:

Exposição: “Entre Raízes e Leis: A Justiça Federal Gaúcha e os Territórios Quilombolas”

Período: de 20 de outubro a 19 de dezembro

Local: Espaço Expositivo da Justiça Federal em Porto Alegre (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600, 9º andar, ala oeste)

 
 


 


O cartaz promove a EXPOSIÇÃO