TRF4 | Parceria

Tribunais do RS organizam evento sobre desastre climático e preservação da Memória Institucional

18/11/2025 - 15h53
Atualizada em 18/11/2025 - 17h05
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Nesta terça-feira (18/11), aconteceu o “Encontro Desastre Climático RS/2024: Acervo e Memória do Poder Judiciário”, evento organizado em parceria pelos tribunais sediados no Rio Grande do Sul: Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Tribunal de Justiça do Estado do RS (TJRS), Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) e Tribunal de Justiça Militar do RS (TJM-RS). O encontro contou ainda com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Unesco e do Arquivo Nacional.

O evento reuniu o desembargador federal Luís Alberto D'Azevedo Aurvalle, representando a Presidência do TRF4; o desembargador Ricardo Hofmeister Martins Costa, presidente do TRT4; o desembargador Alberto Delgado Neto, presidente do TJRS; o desembargador Mário Crespo Brum, presidente do TRE-RS; e o desembargador militar Rodrigo Mohr Picon, corregedor-geral do TJM-RS; além de autoridades e especialistas para debater a preservação de documentos e acervos afetados pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024. O encontro teve como foco a análise das ações de resgate e recuperação de acervos judiciais atingidos pela catástrofe, além de discutir a gestão documental e a memória institucional em um cenário de mudanças climáticas. As atividades aconteceram no Plenário Milton Varela Dutra, na sede do TRT4, em Porto Alegre.

Pela Justiça Federal da 4ª Região, além do desembargador Aurvalle, participaram os juízes federais José Antônio Savaris, diretor do Foro da Justiça Federal do Paraná (JFPR), e Paulo Paim da Silva, vice-diretor do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS).

O presidente do TRT4, desembargador Martins Costa, abriu o evento destacando a importância de compartilhar as experiências de reconstrução do Judiciário após a tragédia. “Este encontro busca a união dos poderes para preservar a história da sociedade brasileira. As lições que estamos aprendendo aqui devem servir de base para enfrentar futuros desafios climáticos”, ele afirmou, reforçando que a colaboração entre as instituições do Sistema de Justiça é um modelo a ser seguido em futuras catástrofes, não só para preservar a memória do Judiciário, mas também da sociedade como um todo.

O desembargador Aurvalle ressaltou que o evento também tem o objetivo de exaltar as boas práticas adotadas pelos poderes públicos e promover lições para melhorar a resposta a futuras catástrofes.

O juiz federal José Antônio Savaris compartilhou sua experiência com os danos causados pela recente tragédia no estado do Paraná, com destaque para o município de Rio Bonito do Iguaçu. Savaris sublinhou a importância de documentar a tragédia, os desafios enfrentados e as soluções encontradas coletivamente.

Durante o evento, foi lançado o e-book “Desastre Climático RS/2024: Acervo e Memória do Poder Judiciário”, que reúne os relatos dos cinco tribunais sobre suas experiências e soluções adotadas diante dos danos causados pelas enchentes. O e-book será produzido, organizado e editado pela Unesco, com a perspectiva de ser impresso futuramente.

Em seguida, foi realizado o painel “Resgate e Recuperação de Arquivos dos Tribunais do Rio Grande do Sul”, no qual os participantes discutiram as ações de preservação e gestão de acervos afetados pela tragédia.

Participando do painel, o juiz federal Paulo Paim da Silva, coordenador da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRF4, explicou que, embora o acervo físico tenha sido preservado, o acervo virtual sofreu danos devido à inundação do Datacenter. Ele destacou que a utilização do sistema eproc de Santa Catarina foi crucial para garantir a continuidade dos serviços durante a crise.

Com informações da Secom/TRT4


O evento acontece na sede do TRT4, em Porto Alegre
O evento acontece na sede do TRT4, em Porto Alegre
O evento acontece na sede do TRT4, em Porto AlegreDa esq. p/ dir.: desembargador Luís Alberto D'Azevedo Aurvalle, do TRF4; desembargador Alberto Delgado Neto, presidente do TJRS; e desembargador Ricardo Hofmeister Martins Costa, presidente do TRT4O desembargador Luís Alberto D'Azevedo Aurvalle representa a Presidência do TRF4 no encontroO juiz federal José Antônio Savaris compartilhou sua experiência com os danos causados pela recente tragédia no ParanáO juiz federal Paulo Paim da Silva falou sobre preservação do acervo físico e virtualO juiz federal Paulo Paim da Silva (2º da dir. p/ esq.) participou do painel “Resgate e Recuperação de Arquivos dos Tribunais do Rio Grande do Sul”