Comissão de Soluções Fundiárias faz visita no Quilombo Von Bock, no município de São Gabriel (RS)
Atualizada em 21/11/2025 - 17h28
A Comissão Regional de Soluções Fundiárias do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (CRSF/TRF4) realizou uma visita técnica, na última terça-feira, dia 18 de novembro, no Quilombo Von Bock, localizado no município de São Gabriel (RS). A ação, conduzida pelos juízes federais Lucas Fernandes Calixto e Paula Beck Bohn, teve como objetivo ampliar o conhecimento dos atores do processo acerca das circunstâncias que envolvem o conflito, buscando construir um ambiente que possibilite soluções efetivas e que atendam às necessidades de todos os envolvidos.
Durante a visita, a comitiva se encontrou com as lideranças locais, que narraram a história e a importância do território. Na ocasião, todos os participantes puderam manifestar seus interesses, priorizando a conciliação e evitando o aprofundamento de questões jurídicas nesta etapa inicial das negociações. Os moradores também compartilharam suas dificuldades e necessidades.
O litígio teve início com a autora alegando ser possuidora legítima de uma área de 32 hectares, acusando os réus de ocupação irregular. A área em questão é parte do território remanescente de quilombos da Comunidade Von Bock. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ingressou no feito e reconheceu o interesse da União por possível sobreposição com território quilombola. Tramitam, ainda, uma ação de usucapião que envolve a área, assim como uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) que tem como objeto a identificação e delimitação do território em favor da Comunidade Quilombola Von Bock.
Em razão da natureza coletiva do conflito e da necessidade de assegurar o acesso da comunidade às áreas essenciais ao seu modo de vida, o juízo da 2ª Vara Federal de Uruguaiana (RS) suspendeu o curso das ações e determinou a remessa dos feitos à Comissão.
A remessa do caso à Comissão Regional de Soluções Fundiárias e a realização da visita técnica integram a estratégia institucional do TRF4 para promover a solução dialogada, observando as diretrizes legais que regem conflitos possessórios e territórios tradicionais. Após a realização da visita técnica, será designada uma data para uma sessão de mediação com todos os envolvidos.
Texto e Imagens: Sistema de Conciliação - Sistcon/TRF4
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Carta de Brasília - Economia Circular para os Tribunais BrasileirosSustentabilidade: serviço ambiental prestado por catadores deve ser valorizado por tribunais21/11/2025 - 16:18 -
TRF4TRF4 | Processo SeletivoTRF4 abre inscrições para estágios em Relações Públicas, Administração e Design Visual/Gráfico em 26/1121/11/2025 - 14:49 -
JFRSJFRS | política públicaAção envolvendo o atendimento e acolhimento de migrantes em Bento Gonçalves é julgada improcedente19/11/2025 - 18:37









