TRF4 recebe visita de integrantes do Consulado-Geral da Alemanha em Porto Alegre
Atualizada em 22/10/2026 - 19h21
Nesta quinta-feira (22/10), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) recebeu a visita do cônsul-geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Oliver Bogdahn, e da cônsul Martina Monika Wolf-Melgar Bastidas, ambos integrantes do Consulado-Geral da Alemanha em Porto Alegre. Os diplomatas foram recebidos pelo presidente do TRF4, desembargador federal João Batista Pinto Silveira.
Também participaram da reunião, a juíza federal Alessandra Günther Favaro, presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs); a juíza federal Marina Vasques Duarte, vice-presidente cultural da Ajufergs e diretora-geral da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (Esmafe-RS); a professora doutora e desembargadora Claudia Lima Marques, magistrada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA); e o professor doutor Marcelo Schenk Duque, docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e representante do CDEA.
Realizada por intermédio da Ajufergs e Esmafe, a visita dos diplomatas teve a finalidade de conhecer a atuação do TRF4 no âmbito do sistema judiciário brasileiro. A reunião aconteceu no Gabinete da Presidência do TRF4, na sede do tribunal em Porto Alegre.
Na ocasião, o presidente do tribunal destacou a importância da aproximação institucional, especialmente diante da missão fundamental do Poder Judiciário de solucionar conflitos e assegurar a proteção dos direitos da população.
Durante o encontro, abordou-se a possibilidade de realização de eventos acadêmicos e institucionais destinados ao debate sobre o funcionamento dos sistemas jurídicos alemão e brasileiro, com a colaboração da Faculdade de Direito da UFRGS e do Consulado-Geral da Alemanha.
Por fim, foi discutido o interesse comum em desenvolver uma parceria entre o TRF4, a Faculdade de Direito da UFRGS e a Ajufergs/Esmafe, com vistas ao cumprimento da Estratégia Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o período 2027/2032 de “Fortalecimento da relação institucional do Poder Judiciário com a sociedade”.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Cooperação TécnicaTRF4 e Caixa firmam parceria para aperfeiçoar a gestão processual22/10/2026 - 16:47 -
TRF4TRF4 | Relações InstitucionaisPresidente recebe superintendente da PRF-RS22/10/2026 - 16:22 -
JFRSJFRS | Dano ambientalHomem é condenado por provocar incêndio na APA do Ibirapuitã22/10/2026 - 14:44









