TRF4 | “Não maquie, denuncie”

TRF4 participa do lançamento de campanha do Governo do RS de combate a violência contra mulheres

03/12/2025 - 18h40
Atualizada em 03/12/2025 - 18h40
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a juíza federal Marciane Bonzanini, ouvidora da Mulher da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), participou do lançamento da campanha do Governo do Estado do RS para prevenção da violência contra as mulheres “Não maquie, denuncie”. O ato foi realizado na tarde de hoje (3/12) no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Mulher do RS, Fábia Almeida Richter.

O evento reuniu representações de entidades de atendimento à mulher, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. O TRF4 e a JFRS são instituições que estão apoiando a campanha. Durante a solenidade, a secretária da Mulher do RS apresentou a política da nova pasta e detalhou os eixos de atuação no enfrentamento à violência, com foco na prevenção, proteção e monitoramento. Ela ressaltou também que a mulher só consegue denunciar quando se sente verdadeiramente segura.

“A segurança não se resume à polícia. Ela nasce do vínculo. A mulher precisa saber para quem está se entregando. É por isso que as equipes locais e a rede de cuidado são fundamentais. Por isso, nosso primeiro passo foi mapear todos os serviços institucionais, conhecê-los e organizá-los, para que a mulher saiba exatamente onde buscar ajuda”, relatou a secretária Fábia Richter.

Não maquie, denuncie

A diretora de Publicidade e Marketing da Secretaria de Comunicação do RS, Natacha Gastal, apresentou os detalhes da campanha e destacou que o objetivo vai além da divulgação. “Nós não estamos apenas lançando uma campanha. Estamos apresentando um posicionamento público. A violência contra a mulher não é um problema das mulheres, é um problema da sociedade. Esse é um ponto de virada na forma como o Estado comunica e assume essa responsabilidade”, ela sustentou.

O conceito da campanha utiliza a maquiagem como recurso estético e metáfora. “A maquiagem pode esconder, mas também pode revelar. Queremos que as pessoas enxerguem o que está por trás das marcas invisíveis da violência. Não é brincadeira, não é piada, não é instinto masculino, não é liberdade de expressão. Se uma mulher não está segura em casa, na rua ou no trabalho, algo no ecossistema social está falhando. Enquanto uma mulher não estiver segura, nenhuma de nós estará”, ela reforçou.

A secretária Fábia acrescentou também que a campanha busca convocar toda a sociedade, especialmente os públicos historicamente afastados do debate. “A segurança das mulheres é um termômetro da saúde de uma sociedade. Esta campanha sela o compromisso de chamar todos, os homens, as famílias, as empresas e as lideranças”, ela ressaltou.

Sobre a campanha, o governador indicou que a ação tem justamente o propósito de romper o silêncio e encorajar a denúncia.

Indicadores da violência

Segundo o Observatório Estadual da Segurança Pública do RS, de janeiro a outubro deste ano, 69 mulheres foram mortas e 220 foram vítimas de tentativas de feminicídio no estado. Além disso, nesse mesmo período, cerca de 40 mil mulheres denunciaram algum tipo de violência. Os dados indicam ainda que a maioria dos casos de violência acontece dentro da casa da vítima ou do suspeito, revelando que o companheiro da mulher é o principal agressor.

Tendo em vista esse cenário, a campanha do governo tem como objetivo principal o incentivo às denúncias e o acolhimento das vítimas, tanto por parentes e amigos quanto pelas entidades, com foco na proteção das mulheres.

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do RS (Secom)


O evento de lançamento da campanha aconteceu nesta quarta-feira (3/12) no Palácio Piratini, em Porto Alegre
O evento de lançamento da campanha aconteceu nesta quarta-feira (3/12) no Palácio Piratini, em Porto Alegre
O evento de lançamento da campanha aconteceu nesta quarta-feira (3/12) no Palácio Piratini, em Porto AlegreA secretária da Mulher do RS, Fábia Almeida Richter, destacou a importância da atuação unificada da sociedade para o combate da violência contra mulheresO governador do RS Eduardo Leite ressaltou que a campanha tem o propósito de romper o silêncio e encorajar a denúncia