Primeiro encontro com servidores em teletrabalho abre diálogos sobre cultura de pertencimento
Atualizada em 03/02/2026 - 16h35
A Justiça Federal do Paraná (JFPR) deu um passo fundamental na humanização das relações laborais a distância, nesta terça-feira (3), uma semana após o Encontro Zero do Programa Telepertencer, de alinhamento estratégico com as chefias. Servidores e servidoras que atuam em teletrabalho integral reuniram-se para o primeiro encontro temático do Programa Telepertencer, cujo tema foi "Cultura de Pertencimento: Estratégias para manter a conexão com a cultura de trabalho", presencial e remotamente.
O objetivo central foi romper as barreiras invisíveis que o distanciamento físico pode criar. Em um ambiente de escuta e acolhimento, o encontro explorou como manter vivo o "DNA" da instituição, mesmo quando o escritório é a própria casa.
O juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da JFPR, conduziu a reunião presencialmente, na Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu, junto aos servidores (as) da unidade. Para o magistrado, o sucesso do teletrabalho não deve ser medido apenas por metas batidas, mas pela qualidade de vida e pelo sentimento de utilidade e integração de cada servidor (a).
"O teletrabalho nos trouxe agilidade, mas não podemos permitir que ele nos traga a solidão funcional. O Programa Telepertencer nasce para lembrar que, por trás de cada tela e processo, existe um ser humano que precisa se sentir parte de algo maior. Nossa missão é garantir que essa pessoa, mesmo em sua casa, sinta o pulsar da Justiça Federal e saiba que sua contribuição é o que nos mantém unidos e fortes."
Estratégias para a conexão
Durante a reunião, foram debatidas estratégias práticas para mitigar os riscos de isolamento apontados nos resultados dos diagnósticos da instituição. Entre os pontos destacados, o evento reforçou a importância das rotinas voltadas, por exemplo, à integração por meio virtual e à saúde mental, para fortalecimento de redes de apoio e canais abertos para o diálogo sobre as dificuldades da autodisciplina e da separação entre vida privada e laboral.
Atualmente, com cerca de 17% do quadro de quase 1,5 mil servidores (as) em regime de teletrabalho integral, a JFPR reafirma seu compromisso de liderar uma transformação digital que seja, acima de tudo, humana.
O cronograma do Telepertencer seguirá ao longo do ano, utilizando os dados colhidos na pesquisa realizada em janeiro, para personalizar os próximos encontros e garantir que nenhuma pessoa da JFPR se sinta desconectada da missão de servir à sociedade.
Próximo encontro
O próximo encontro do Telepertencer está previsto para o dia 3 de março e terá como tema Saúde Mental e Ergonomia: gestão do bem-estar e organização do espaço de trabalho.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | Processo seletivoVagas para estágio de Direito em Wenceslau Braz estão com inscrições abertas02/02/2026 - 14:01 -
JFRSJFRS | USUCAPIÃOJustiça concede imóvel de usucapiendo extraordinário a descendentes do morador30/01/2026 - 16:51 -
TRF4TRF4 | Capitania dos PortosPresidente do TRF4 participa de troca de comando na Marinha30/01/2026 - 15:48






