JFRS | SOLENIDADE

Evento celebra 15 anos da Justiça Federal em Gravataí

13/04/2026 - 11h25
Atualizada em 13/04/2026 - 11h51
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

 

Os 15 anos de atuação da Justiça Federal em Gravataí (RS) foram celebrados nesta sexta-feira (10/4) em solenidade realizada no prédio-sede da instituição. O evento relembrou alguns momentos dessa história e homenageou magistrados, servidores e colaboradores que tiveram importante atuação desde 2011.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador João Batista Pinto Silveira; acompanhado pelo prefeito municipal de Gravataí, Luiz Zaffalon; pela diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juíza Ingrid Schroder Sliwka; e pelo diretor do Foro da Subseção Judiciária de Gravataí, juiz Roberto Adil Bozzetto.

Também participaram da solenidade o procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, Felipe da Silva Müller; o advogado Luiz Fernando Rodrigues, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Subseção de Gravataí; o advogado Guilherme Moreira Trajano, falando em nome da Seccional OAB; os juízes Adel Américo Dias de Oliveira, primeiro magistrado da Subseção de Gravataí; José Ricardo Pereira, que ali atuou no ano da implantação; e Marcelo Cardozo da Silva, que por quase quinze anos se dedicou à administração da Subseção de Gravataí. Estiveram presentes ainda representantes de órgãos e instituições públicas, além dos magistrados, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados da Justiça Federal em Gravataí.

Em seu pronunciamento, Bozzetto contou um pouco da história da Justiça Federal em Gravataí, percurso marcado por um crescimento contínuo, mencionando a instalação do Juizado Especial Federal Avançado, voltado para causas previdenciárias de menor complexidade. O diretor do Foro local expressou profunda emoção e “senso de dever cumprido, em uma trajetória dedicada à interiorização da Justiça Federal, trazendo proximidade e melhoria de acesso aos serviços judiciários aos cidadãos”. Bozzetto ainda citou o enfrentamento da pandemia e das enchentes de 2024, destacando a atuação conjunta do Sistema de Justiça, inclusive em mutirões de atendimento à população. “Que a força do nosso trabalho seja sempre o reflexo da dignidade que buscamos garantir às pessoas”, concluiu.

Na sequência, receberam a homenagem os servidores Célia Mirian Lopes da Silva, Egon Mario Siebiger Filho, Juliana Martins Jaeger, Luís Roberto da Silva, Magda Nunes Avila, Mirian Antonia Müller Andriotti, Pedro Lara Ramos Neto e os colaboradores Dioclésio Vicente da Rosa, Mara Regina Patias Albrecht e Niriane de Oliveira Loblein.

Falando em nome da OAB/RS, o advogado Guilherme Moreira Trajano agradeceu a qualidade do atendimento da JF em Gravataí, tanto aos advogados quanto às pessoas que frequentam a Subseção: “nós como profissionais sabemos que nós vamos um lugar em que se importam com as pessoas e o quanto vocês se dedicam”. O advogado registrou ainda que 84% da advocacia de Gravataí considera o trabalho da JF excelente, enquanto 16% considera bom. “Não tivemos um único relato de que o trabalho aqui não é bom ou que é insatisfatório”, relatou, elogiando a instituição.

Fazendo uso da palavra, o procurador Felipe Müller parabenizou a JFRS pelo aniversário da Subseção de Gravataí e reafirmou o compromisso institucional do MPF: “contem sempre conosco, estamos sempre à disposição (..) para atender todo mundo e dar a melhor prestação de serviço público que nos cabe”.

A juíza Ingrid Schroder Sliwka observou a raiz forte da JF em Gravataí no atendimento direto à cidadania, bem como a união da equipe local, sempre muito presente na área previdenciária. Sliwka dirigiu-se individualmente a cada um dos seis magistrados da Subseção, destacando os pontos fortes da atuação de cada um. A diretora do Foro da JFRS concluiu afirmando “estou tendo a alegria de conhecer um pouquinho mais da história da subseção e ela hoje aqui está sendo apresentada por uma equipe que se engajou com paixão, cuidado, criatividade e verdadeiro amor de pessoas que gostam do que fazem e da comunidade onde estão inseridas”. 

O prefeito Zaffalon parabenizou os magistrados e servidores da Justiça Federal, pelo trabalho que prestam, “aqui eu vejo o quanto é importante e quanto de aprovação tem um trabalho da Justiça Federal na cidade”, afirmou. Ele recordou o trabalho conjunto entre o município e o judiciário, na época da construção da atual sede da JFRS em Gravataí: “Em 2011, eu era secretário geral de governo e entreguei o alvará de obra e começaram imediatamente”. Zaffalon desejou vida longa à Justiça Federal, e agradeceu pelo trabalho que a JF faz pela comunidade. 

O presidente do TRF4 declarou-se muito satisfeito com a declaração vinda da Ordem dos Advogados do Brasil, de que o atendimento aqui é excelente. Silveira entende que “não existe razão de existir de um Judiciário, a não ser a prestação de serviço ao cidadão”, e na Justiça Federal, não apenas em Gravataí, a maior quantidade e maior proporção de processos é em matéria previdenciária. “Nós sabemos que o segurado é o nosso litigante mais carente, com o qual nós temos uma responsabilidade imensa, porque quando ele vem prestar um benefício, aquele benefício significa sobrevivência, e nós temos que corresponder”, afirmou. O presidente ressaltou que essa solução começa na entrada do prédio, pois sendo bem acolhido ali, o cidadão já se sente mais confortável para trazer seu problema, e que vale o mesmo para as ações judiciais na área da saúde.  “Passaram-se 15 anos, foram 15 anos de trabalho dos magistrados, dos servidores e do acolhimento da sociedade” concluiu, agradecendo à equipe local. 

Para encerrar a solenidade, foi descerrada uma placa contendo os nomes de todos os magistrados, servidores, estagiários e colaboradores atualmente trabalhando na Subseção Judiciária de Gravataí.