TRF4 | “Presente do Futuro”

TRF4 participa de ação nacional de cidadania para crianças com gravação de podcast

20/10/2026 - 19h35
Atualizada em 20/10/2026 - 19h38
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Nesta terça-feira (20/10), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) participou da ação nacional “Presente do Futuro - Judiciário de Portas Abertas”, uma iniciativa proposta pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), com apoio do Coletivo Juízas do Brasil, e que tem o objetivo de aproximar as crianças do Poder Judiciário, por meio de visitas aos fóruns e tribunais e de diálogos com magistradas e magistrados sobre democracia, cidadania e educação em direitos.

A ideia do projeto é que crianças visitem unidades do Poder Judiciário e aprendam como ele funciona. Assim, a mobilização nacional envolve, durante o dia 20 de outubro, diversos tribunais, varas e fóruns do país que abrem suas portas para visitas guiadas do público infantil. A iniciativa busca a valorização da cidadania e dos direitos fundamentais, com especial atenção à formação das futuras gerações.

No TRF4, a ação envolveu um grupo de dez crianças, com idades entre sete e doze anos, que são filhos e filhas de servidores, servidoras, colaboradoras e colaboradores terceirizados do tribunal. As meninas e meninos foram convidados especiais e participaram do “Pode Falar!”, um episódio especial de podcast alusivo ao Dia das Crianças.

O podcast foi marcado por um bate-papo das crianças com a vice-presidente do TRF4, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, que envolveu temas sobre cidadania, democracia e direitos, em um espaço acolhedor e descontraído, no qual as meninas e meninos puderam expressar livremente suas ideias, curiosidades e percepções sobre o mundo e a sociedade em que vivem. A servidora Vanessa Dias Corrêa, assessora da coordenadoria da Ouvidoria Geral e da Ouvidoria da Mulher do TRF4, também participou da conversa com as crianças.

O podcast especial “Pode Falar!” foi gravado no Estúdio da Assessoria de Comunicação Social (ACS) do TRF4, na sede do tribunal, em Porto Alegre. O podcast deve ir ao ar nos próximos dias nos canais oficiais do TRF4 no Youtube e no Spotify.

Além de participarem da gravação com a vice-presidente do tribunal, as crianças ainda fizeram visitas guiadas ao Plenário, à Diretoria-Geral e à Biblioteca da corte.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


A gravação do podcast do TRF4 com as crianças aconteceu na tarde desta terça-feira (20/10)
A gravação do podcast do TRF4 com as crianças aconteceu na tarde desta terça-feira (20/10)
A gravação do podcast do TRF4 com as crianças aconteceu na tarde desta terça-feira (20/10)A gravação do podcast do TRF4 com as crianças aconteceu na tarde desta terça-feira (20/10)As crianças conversaram com a vice-presidente do TRF4, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, sobre temas envolvendo cidadania, democracia e direitosAs crianças conversaram com a vice-presidente do TRF4, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, sobre temas envolvendo cidadania, democracia e direitosAs crianças conheceram o Plenário do TRF4As meninas e meninos também visitaram a biblioteca do tribunalO grupo de crianças visitou a Diretoria-Geral do TRF4 e foi recebido pelo diretor-geral, Zenone Szydloski