Via Legal desta semana fala dos mutirões de conciliação da Justiça Federal
Atualizada em 27/06/2007 - 16h07
O Via Legal desta semana mostra os mutirões de conciliação da Justiça Federal. Em Porto Alegre, a iniciativa garantiu a solução de centenas de processos que envolvem a correção nas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. O programa traz ainda uma reportagem sobre a importância da tecnologia para o dia-a-dia dos tribunais. Em Pernambuco, a virtualização dos processos transformou o trabalho nos Juizados Especiais Federais.
Não bastassem os problemas de saúde, quem sofre de obesidade ainda enfrenta outros obstáculos. A discriminação no mercado de trabalho é um deles. O programa descreve o drama dessas pessoas e mostra em que casos a questão pode ir parar na Justiça Federal. O telespectador também recebe uma indicação de site onde pode se informar sobre como emagrecer com saúde.
O Via Legal foi até o Piauí, para registrar a degradação do principal rio do Estado, o Parnaíba. Com o objetivo de barrar a poluição das águas, a Justiça Federal determinou que a prefeitura do município de Floriano remova moradores ribeirinhos para outro local.
Direto do Rio de Janeiro, o programa mostra o desfecho de uma ação judicial que beneficiou profissionais que por décadas serviram à Aeronáutica sem receber promoções garantidas em lei. Com a vitória nos tribunais, eles passam de taifeiros a sub-oficiais. A medida garante aumento nos salários e ainda o reconhecimento pelos serviços prestados.
O quadro Aprender Direito traz o significado do termo jurídico "hasta pública".
Fonte: Cpjus/CJF
Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar
Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura de SP e SC e Educativa/PR
Sábado - 9h
Na TVE/RS e TVE Brasil
Sábado - 8h30
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Pacificação socialProjeto de formação de multiplicadores e multiplicadoras da Paz lança carta coletiva04/07/2025 - 16:21
-
JFRSJFRS | ECAHomem é condenado por armazenar, compartilhar e expor para venda material com pornografia infantojuvenil04/07/2025 - 15:35
-
JFSCJFSC | SolenidadeNova Direção do Foro da JFSC toma posse segunda-feira (7/7)04/07/2025 - 12:44