TRF4 |

Biblioteca do TRF4 recebe nome de Ivo Barcelos

24/06/2008 - 19h06
Atualizada em 24/06/2008 - 19h06
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Em solenidade realizada na tarde de hoje (24/6), a Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) recebeu o nome do ex-diretor-geral da corte Ivo Barcelos da Silva, que faleceu em setembro de 2006. A cerimônia foi coordenada pela presidente do tribunal, desembargadora federal Silvia Goraieb, e contou com a presença de muitos magistrados, servidores e de familiares do homenageado.

A placa que denomina a Biblioteca Ivo Barcelos da Silva foi descerrada pela viúva e pelas duas filhas do ex-diretor-geral, respectivamente Vera, Renata e Fernanda. A seguir, o desembargador federal aposentado Fábio Bittencourt da Rosa, amigo de Barcelos, proferiu algumas palavras. Emocionado, o magistrado - em cuja gestão como presidente da corte Barcelos ficou à frente da diretoria-geral - lembrou do rosto sempre alegre e solícito do amigo de mais de vinte anos. "Ele se sentiria constrangido em receber essa homenagem", ressaltou.

A desembargadora Silvia lembrou que amanhã, dia 25, seria o aniversário de Barcelos. "Viemos aqui estabelecer um vínculo com ele, para que ele possa se aproximar de nós", destacou. É bonito, afirmou a presidente do TRF4, ver tanta gente aqui prestando essa homenagem ao Ivo, "que deixou o mundo melhor e acrescentou alguma coisa na vida de cada um de nós", finalizou. Antes de encerrar a solenidade, a viúva de Barcelos agradeceu e disse que, junto com as filhas, estava muito orgulhosa em receber a homenagem pelo marido.

Barcelos era natural de São Jerônimo (RS). Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),  trabalhou no tribunal desde a sua instalação, em 1989. Foi assessor do gabinete do desembargador aposentado Fábio Bittencourt da Rosa e ocupou o cargo de diretor-geral da instituição em dois períodos, de 1999 a 2001 e de 2003 a 2005.


Desembargador aposentado Bittencourt da Rosa homenageou o amigo



Descerramento da placa foi acompanhado por familiares do
ex-diretor-geral do tribunal