TRF4 |

Transporte de animais silvestres é discutido no Via Legal

19/08/2008 - 17h11
Atualizada em 19/08/2008 - 17h11
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O programa desta semana mostra uma decisão inédita em benefício da natureza. No Rio Grande do Sul, uma empresa de ônibus foi condenada pelo transporte de animais silvestres encontrados na bagagem dos passageiros. O entendimento da Justiça Federal que puniu quem carregou e, assim, contribuiu para o tráfico, ajuda a combater a atividade que ameaça a biodiversidade brasileira.   

O que leva alguém a arriscar o patrimônio de uma vida inteira em um negócio que surge da noite para o dia? A decisão de investir na Avestruz Master fez milhares de brasileiros perderem as economias, sem falar nos casos de quem apostou até a casa onde morava ou a fazenda da família. Alessandra de Castro esteve em Goiânia, onde funcionava a sede da empresa, para mostrar porque o negócio atraiu tanta gente e explicar de que forma a Justiça tem resolvido as ações de investidores que buscam reparação pelos prejuízos.  

Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa revela disputas inusitadas como a divisão da pensão de um homem que tinha duas mulheres e a história da mãe que só descobriu que o filho era casado quando buscou o benefício previdenciário. O valor estava sendo repassado à viúva, com quem o rapaz havia convivido por apenas uma semana. Situações incomuns que chegam à Justiça Federal por envolver pagamentos do INSS.

De Alagoas, Juliano Domingues explica como um sistema virtual tem facilitado o trabalho da Justiça e ampliado o acesso e a venda de bens apreendidos. Com o leilão via internet, gente do país inteiro pode arrematar produtos confiscados para assegurar o acerto de contas de quem deixou de pagar impostos à União.  

Esta edição do Via Legal também traz informações sobre como reunir o material necessário para dar entrada em processos como pedidos de aposentadoria rural que tramitam nos Juizados Especiais Federais.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)

Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h