TRF4 |

JF da 4ª Região participa da Semana Nacional pela Conciliação - Meta 2

10/09/2009 - 15h56
Atualizada em 10/09/2009 - 15h56
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
A Semana Nacional pela Conciliação - Meta 2, que acontece durante a próxima semana em todo o Brasil,  começa na segunda-feira (14/9), com solenidades em capitais das cinco regiões do país. No Sul, a cerimônia acontece em Curitiba, na sede do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, do coordenador do Sistema de Conciliação da 4ª Região, desembargador federal Álvaro Junqueira, da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Morgana Richa, presidente da comissão que coordena o Movimento Nacional pela Conciliação, e do presidente do TJ, desembargador Carlos Hoffmann.

A solenidade acontece às 9h, no Plenário do TJ/PR, no 12º andar do prédio anexo ao Palácio da Justiça.

Entre os dias 14 e 18 de setembro, todo o Judiciário brasileiro estará voltado para obter acordos para acelerar a solução de processos que entraram na Justiça até 2005, o que constitui a chamada Meta 2 do CNJ.

Região Sul agenda mais de 900 audiências

A programação na Justiça Federal da 4ª Região, que engloba os estados do RS, de SC e do PR, inclui, até o momento, 760 processos pautados para tentativa de conciliação em 34 varas federais e juizados especiais federais. Além disso, o Sistema de Conciliação da 4ª Região pautou outras 150 ações para a semana, totalizando 910 processos.

No Rio Grande do Sul, estão previstas audiências na JF de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Bagé, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santana do Livramento. Em Santa Catarina, haverá tentativa de conciliação em Florianópolis, Joinville, Tubarão e Lages. Já no Paraná, devem participar da semana as cidades de Curitiba, Umuarama, Londrina, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel.

No Judiciário Federal da Região Sul, a sistemática da conciliação já é uma prática rotineira, utilizada durante todo o ano. Dessa forma, algumas unidades da JF manterão datas agendadas anteriormente e realizarão mutirões posteriormente à Semana Nacional. Mesmo assim, o cumprimento da Meta 2 nesses casos está garantido.
 
Em muitas varas federais não haverá participação nesta Semana Nacional porque não existem mais processos que se enquadrariam nos parâmetros da Meta 2 ou o número é muito reduzido, estando já próximos de julgamento.