TRF4 |

Via Legal estreia nova apresentadora e fala de educação

17/02/2010 - 15h21
Atualizada em 17/02/2010 - 15h21
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O que é e como funciona o jubilamento, instrumento adotado em boa parte das universidades brasileiras? Que cuidados deve ter quem decide estudar no exterior? Estes são alguns dos temas abordados no programa Via Legal,  que nesta semana estreia uma nova apresentadora. A jornalista Marina Cavechia  passa a comandar a revista eletrônica produzia pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS).

Analice Bolzan conta a história de uma artista plástica que conseguiu o direito de continuar estudando, depois de ter sido expulsa da universidade. Ela sofre de transtornos mentais e precisou recorrer à Justiça para suspender o jubilamento determinado pela instituição.

Em outra reportagem, Juliano Domingues mostra exemplos de pessoas que passaram anos estudando fora do Brasil e que, ao retornaram, não conseguiram validar os diplomas. Por lei, só podem ser reconhecidos cursos que apresentem equivalência com outros oferecidos por instituições nacionais. Ainda sobre o tema educação, tem o drama e a coragem de mães que percorrem uma verdadeira maratona em  busca de vagas para os filhos deficientes.

Direto do Rio de Janeiro, Viviane Rosa conta o que pode acontecer a quem deixa de pagar os impostos em dia. Não faltam instrumentos ao governo e também ao Judiciário para localizar e punir quem ignora as cobranças.

Os direitos dos consumidores são o tema da reportagem de Alessandra de Castro. Ela explica porque é tão importante reunir provas das irregularidades, sejam elas cometidas  por pequenas ou grandes empresas. Uma fotografia, um recibo ou o relato de uma  testemunha podem ser fundamentais para garantir a punição de quem descumpriu a lei.

 O programa mostra ainda a decisão judicial  que deve garantir a recuperação de um prédio histórico, construído na região central de São Paulo. Depois de passar décadas abandonado, o lugar conhecido como castelinho deve ser reformado pela União, proprietária do espaço.

Confira abaixo os horários de exibição do programa e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min