TRF4 |
Justiça Federal da 4ª Região tem 23 novos juízes federais substitutos
11/10/2013 - 12h17
Atualizada em 11/10/2013 - 12h17
Atualizada em 11/10/2013 - 12h17
Acabam de ser empossados 23 novos juízes federais substitutos da Região Sul. A solenidade de posse ocorreu no Plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) hoje (11/10) pela manhã. Os novos magistrados vão atuar em varas da Justiça Federal localizadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
A cerimônia foi coordenada pelo presidente do tribunal, desembargador federal Tadaaqui Hirose, que deu posse aos novos juízes. A bacharel Dienyffer Brum de Moraes, melhor colocada no XV Concurso Público para Provimento de Cargo de Juiz Federal Substituto da 4ª Região, prestou juramento em nome dos empossandos. A seguir, todos assinaram o termo de posse.
A juíza federal Salise Monteiro Sanchotene, convocada para atuar no TRF4 e integrante da Banca Examinadora do XV Concurso, saudou os novos magistrados dizendo que, agora, se inicia um ciclo repleto de realizações no exercício da magistratura. "Conhecimento e cultura jurídica não lhes faltam, como bem pudemos constatar ao longo dessa jornada", ressaltou.
Salise lembrou que os novos juízes estão ingressando no TRF4, considerado desde o início como um tribunal de vanguarda, "destemido no enfrentamento de questões polêmicas e preocupado em prover os ambientes de trabalho de condições físicas e humanas para um melhor aproveitamento e desempenho da função judicante".
A juíza salientou o papel social que o juiz desempenha na sociedade e, citando Dalmo Dallari, disse que é indispensável que os juízes participem ativamente das discussões a respeito de seu papel social e procurem indicar de que modo poderão ser mais úteis para a realização da Justiça. O juiz do nosso tempo, concluiu Salise, "deve conhecer, além das leis e dos princípios de interpretação do Direito, as coisas da vida, do nosso mundo". Ela desejou êxito aos novos magistrados: "estou certa de sua colaboração efetiva para que sigamos oferecendo um sistema de justiça ágil, moderno e a serviço do jurisdicionado, sem esquecer do nosso papel social e visão humanista".
Busca do bem coletivo
Em seu discurso, a recém-empossada juíza Dienyffer afirmou que os novos magistrados passam a integrar a Justiça Federal em um momento histórico singular, "marcado, de um lado, por manifestações populares de insatisfação das instituições de Estado e, por outro, pelo protagonismo assumido pelo Poder Judiciário, visto como última estrutura apta a satisfazer a ânsia da sociedade por justiça".
"Temos ciência da nobre e árdua missão que envolve a responsabilidade de julgar, de que a jurisdição não é um fim em si mesmo, mas um meio imprescindível para alcançar o bem coletivo", afirmou a nova magistrada. Esperem de nós, disse, "extrema seriedade no trato da coisa pública, o estímulo da conciliação e a pacificação real dos conflitos".
Para o presidente do TRF4, é chegada a hora da tarefa do bem julgar. "O juiz é um dos principais protagonistas na elevação da ordem democrática de um estado de Direito pretensamente justo", considerou. Para isso, ele deve concentrar seus esforços na concretização dos preceitos fundamentais assegurados constitucionalmente, sem nunca perder o mais elementar interesse pelo seu semelhante. "Priorizem sempre a excelência na prestação jurisdicional, ainda que com algum sacrifício pessoal", finalizou.
A solenidade de posse dos novos juízes federais substitutos contou com as presenças do ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça, do procurador-chefe Marco André Seifert, da Procuradoria Regional da República na 4ª Região, e do presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelo Bertoluci, além de desembargadores e juízes federais, servidores e familiares dos empossandos.
Os novos juízes ficarão durante quatro meses no TRF4, onde participarão de um curso de formação inicial. Em fevereiro de 2014, serão designados para as varas em que irão atuar.
Os novos juízes federais substitutos:
Dienyffer Brum de Moraes
Stefan Espirito Santo Hartmann
Marcelo Santos Correa
Gabriele Sant'Anna Oliveira
Andre Souza Lopes
Bruno Polgati Diehl
Joel Luis Borsuk
Charles Jacob Giacomini
André Luiz Cavalcanti Silveira
Alessandro Rafael Bertollo de Alexandre
Lívia de Mesquita Mentz
Andréia Momolli
Joseane de Fatima Granja
Heloisa Menegotto Pozenato
Raphael de Barros Petersen
Carla Fernanda Fritsch Martins
Geórgia Zimmermann Sperb
Tiago Fontoura de Souza
Pedro Pimenta Bossi
Inezil Penna Marinho Junior
Richard Rodrigues Ambrosio
Vanessa Viegas Graziano
Roger Alexandre Kern
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | ReconhecimentoCNJ integra Projeto Aproxima ao Manual de Boas Práticas em Ações Coletivas22/10/2025 - 17:45
-
JFRSJFRS | Memória institucionalReunião entre Direção do Foro e professoras da UFRGS discutem parceria entre as instituições22/10/2025 - 15:52
-
JFPRJFPR | Painéis e oficinasCongresso na sede da JFPR marca 10 anos do Código de Processo Civil21/10/2025 - 18:45