TRF4 |

Eliminação de documentos do TRF4 permite reciclar mais de quatro toneladas de papel

16/04/2015 - 14h03
Atualizada em 16/04/2015 - 14h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose, assinou ontem (15/4) dois editais de eliminação de documentos antigos que serão encaminhados para reciclagem, eliminando mais de quatro toneladas de papel. Os Editais nº 1/2015 e nº 2/2015 incluem documentos administrativos, precatórios e RPVs com temporalidade cumprida. Ao todo, devem ser liberadas 971 caixas, que correspondem a cerca de 145 metros lineares ocupados pelos processos físicos.

O Edital nº 1 é composto por documentos como guias de remessa, memorandos, mandados de intimação e pautas de julgamento. O Edital nº 2 traz um lote de mais de 15 mil precatórios e RPVs. O trabalho de seleção envolveu toda a equipe do Núcleo de Arquivo-Geral entre outubro de 2014 e fevereiro deste ano. Somente com a eliminação dos precatórios e RPVs, o espaço que deverá ser liberado corresponde a 14 estantes.

Para o presidente do TRF4, a eliminação de papéis é muito importante para a Administração. “Após a adoção do processo eletrônico, deixamos de gerar documentos, mas temos muita coisa arquivada que não precisa ser guardada. A eliminação abre espaço, organiza o trabalho e ainda economiza dinheiro público, pois deixamos de gastar com aluguéis de depósitos”, comemora o magistrado.

Sustentabilidade e responsabilidade social

A diretora da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento, Patrícia Valentina Santanna Garcia, e a diretora do Núcleo de Arquivo-Geral, Melissa Seibel, estiveram no ato de assinatura dos editais e apresentaram ao desembargador dados referentes a eliminações anteriores. Em dezembro de 2014, o TRF4 entregou à Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro cerca de 4,5 toneladas de papel para reciclagem, resultado da eliminação de 317 caixas de documentos administrativos e de 623 caixas de precatórios (editais nº 4/2014 e 5/2014).

Patrícia ressaltou o trabalho realizado pelos servidores e estagiários do Núcleo. “Eles tiveram um trabalho muito grande para reorganizar o arquivo, que saiu do prédio alugado na rua Miguel Couto e agora ocupa um espaço bem menor dentro do novo prédio da Subseção Judiciária de Novo Hamburgo”. A diretora lembrou que, com o uso do processo eletrônico e com os editais de eliminação, o acervo está sendo reduzido. “Logo, vamos ficar apenas com a documentação em papel que é de guarda permanente, facilitando o gerenciamento”, destacou.

Melissa contou que atualmente o Núcleo trabalha na avaliação de mil caixas de precatórios e RPVs e que serão objeto do terceiro edital de 2015. A estimativa, explica a diretora do Núcleo de Arquivo-Geral, é que sejam encaminhados para eliminação cerca de 22 mil processos.

Os Editais nº 1/2015 e 2/2015 devem ser publicados amanhã (17/4) no Diário Eletrônico da JF da 4ª Região.


Desembargador federal Tadaaqui Hirose, presidente do TRF