TRF4 |

Outubro Rosa no TRF4: tribunal ilumina prédio em campanha de prevenção ao câncer de mama

01/10/2015 - 15h35
Atualizada em 01/10/2015 - 15h35
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A partir de hoje (1º/10), quem chegar à sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, será recebido por uma fachada cor de rosa. A iluminação do prédio faz parte da adesão da instituição à campanha mundial Outubro Rosa. O movimento busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo de tumor mais comum entre mulheres no Brasil. Só em 2015 ocorreram cerca de 57 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Já é o quinto ano em que o tribunal participa do movimento, contribuindo com ações que vão além da iluminação. Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde do TRF4 promoverá outras atividades de conscientização. A exposição “Resiliência” trará nove fotografias de Morgana Mazzon retratando mulheres de Porto Alegre que venceram a doença. A mostra ocorrerá no 9º andar do TRF4 a partir do dia 5, ficando exposta por todo mês. 

Já no dia 22 de outubro ocorre o workshop “O que realmente importa?”. Promovido em parceria com a ONG Empodera Mulher, a dinâmica será voltada às servidoras do tribunal e promoverá um espaço de discussão e reflexão sobre cuidados com a saúde feminina.

As redes sociais do tribunal, como o Facebook e o Twitter, também estão engajadas na campanha, divulgando informações sobre o Outubro Rosa. Além disso, o portal do TRF4 também se "iluminará" no período, tendo seu layout pintado de rosa.

Mobilização

O mês de outubro é marcado por ações que chamam a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. O movimento surgiu na Califórnia (EUA) em 1997 e se difundiu em todo o mundo. Até hoje o laço rosa é símbolo da luta contra a doença.

A realização de exames periódicos e a obtenção de diagnósticos precoces são importantes devido à alta taxa de mortalidade da doença: 12,10 óbitos a cada 100 mil mulheres, de acordo com o Inca. Já segundo o IBGE, a mortalidade deste tipo de câncer aumentou 16,7% desde 1990. 

O problema é especialmente sensível na 4ª Região: o Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência da doença (e Porto Alegre a capital com mais casos), enquanto Paraná e Santa Catarina ocupam a quarta e a sexta posição, respectivamente.

Outubro Rosa no TRF4
Local:
Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300 - Bairro Praia de Belas, Porto Alegre (RS)
Quando: de 1º a 31 de outubro