TRF4 |

Desembargador Brum Vaz inaugura retrato em galeria de corregedores

13/07/2016 - 18h30
Atualizada em 13/07/2016 - 18h30
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Ocorreu nesta tarde (13/7) a inauguração do retrato do desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz na Galeria dos Corregedores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Brum Vaz foi corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região durante o biênio 2013-2015.

A cerimônia foi aberta pelo presidente do tribunal, desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado e coordenada pelo atual corregedor, desembargador federal Celso Kipper.

Após descerrar sua fotografia, Brum Vaz fez um breve pronunciamento agradecendo a toda equipe que atuou com ele no período em que esteve à frente da Corregedoria. “Dedico a todos essa homenagem”, declarou.

Brum Vaz afirmou que a importância dessas solenidades é o resgate da memória que promovem. “É importante reverenciar o passado, porque é sob a luz da experiência que guiamos nossos pés”.

O desembargador relembrou os pontos importantes de sua gestão. Em primeiro lugar, destacou o cuidado com a organização e a estrutura das unidades judiciais. “Investimos no aprimoramento da gestão e na mudança da cultura organizacional. Por meio do planejamento estratégico, buscamos a racionalização dos processos de trabalho e a integração dos servidores em torno de uma visão de futuro, investindo no desenvolvimento dos potenciais de cada um”.

O segundo ponto enfocado foi o aprimoramento do processo de vitaliciamento dos juízes federais substitutos da 4ª Região. “Procuramos melhorar as técnicas de ambientação dos novos magistrados, que tiveram, por dois anos, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por magistrados mais experientes e por profissionais de saúde. Foram promovidos encontros periódicos presenciais e à distância entre os juízes e essa equipe”, referiu.

Por fim, lembrou da criação da vara virtual, uma prática que classificou como disseminada atualmente na 4ª Região. “Com o uso do eproc, fizemos com que unidades com menor distribuição de processos passassem a auxiliar outras com distribuições maiores. Buscamos priorizar a visão do todo”, concluiu.

O atual corregedor, que atuou na gestão de Brum Vaz como vice-corregedor, elogiou a gestão anterior, caracterizando-a como eficaz e profícua. “A gestão do desembargador Paulo Afonso foi fundamental para o aprimoramento das 204 unidades judiciais da Justiça Federal da 4ª Região. Criou-se um novo jeito de fazer correição, com a busca do diálogo não só com magistrados e servidores, mas com os órgãos que atuam junto à Justiça Federal”, ressaltou Kipper.

Além de magistrados e servidores da 4ª Região, também participaram da solenidade a presidente e o vice-presidente do TRE/RS, Liselena Schifino Robles Ribeiro e Carlos Cini Marquionatti, desembargadores aposentados, advogados e familiares.

Biografia

O desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, 57, nasceu em Santiago, no estado do Rio Grande do Sul. Ele graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1983. Mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o desembargador também é um estudioso na área de Direito Ambiental, sendo autor e co-autor de livros sobre o tema.

Brum Vaz ingressou na magistratura federal em 1991, atuando na Justiça Federal de Criciúma (SC). Tomou posse no TRF4 em junho de 2001. Além de corregedor regional, exerceu as funções de coordenador do Sistema de Conciliação, diretor da Escola da Magistratura e coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região. Atualmente representa a Justiça Federal no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul.

 

 


Presidente do TRF4, desembargador Luiz Fernando Penteado (E), abriu a solenidade