Biênio 2019-2021

Victor Luiz dos Santos Laus é eleito novo presidente do TRF4

11/04/2019 - 17h27
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

O desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus foi eleito hoje (11/4) pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para presidir o biênio 2019-2021. Para os cargos de vice-presidente e corregedor regional foram escolhidos, respectivamente, os desembargadores federais Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle e Luciane Amaral Corrêa Münch. Os novos dirigentes assumem os cargos em junho.

Após a eleição, coordenada pelo presidente do tribunal, desembargador federal Thompson Flores, na qual os 27 desembargadores votaram, o futuro dirigente do TRF4 falou ao Plenário. Ele agradeceu aos colegas e servidores e falou sobre a importância de um trabalho conjunto. “Recebo esta missão com satisfação e ciente da responsabilidade que terei. Pretendo ter uma presidência aberta e à disposição de todos para que, juntamente com os outros membros da administração, possamos manter a corte firme, forte, serena e harmônica, sempre pensando no futuro. Tenho certeza que todos contribuirão para isso. O TRF4 é forte na união dos seus membros. Quem ganha é o usuário do serviço público chamado Poder Judiciário”, declarou Laus.

O novo vice-presidente também agradeceu a confiança dos colegas. “Enfatizo que sempre estarei de portas abertas e pronto para fazer um trabalho tão bom quanto o da minha antecessora, desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère”, afirmou Aurvalle.

Luciane, que assumirá a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região disse estar ciente da grande responsabilidade. “Sinto-me honrada e espero poder contribuir para dar continuidade ao trabalho dos que me antecederam”, completou a desembargadora.

O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Carlos Augusto Cazarré, participou da sessão representando o Ministério Público Federal. Ele chamou a atenção para a forma democrática da eleição no TRF4. “Registro a importância do ato e a forma republicana, transparente, serena e discreta em que se realizou o processo de eleição. Estamos aqui para cooperar com a excelência jurisdicional desta corte”, frisou Cazarré.

Thompson Flores colocou-se à disposição dos novos gestores. "Em breve deve ser indicada uma comissão de transição e estamos prontos a colaborar com todas as informações necessárias para a nova administração", prontificou-se o atual presidente da corte.

Administração

Durante a sessão plenária também foram eleitos os desembargadores federais Luiz Carlos Canalli, como vice-corregedor, Márcio Antônio Rocha, para assumir a direção da Escola da Magistratura (Emagis) do TRF4, e Leandro Paulsen e João Pedro Gebran Neto, como conselheiros da escola.

A Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (Cojef) da 4ª Região ficará a cargo da desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, tendo como vice-coordenadora Vivian Josete Pantaleão Caminha. Já o Sistema de Conciliação (Sistcon) será dirigido pelo desembargador federal Jorge Antônio Maurique, e a Ouvidoria ficará sob responsabilidade do desembargador federal João Batista Pinto Silveira. Para o Conselho de Administração do tribunal, foram eleitos como titulares os desembargadores federais Salise Monteiro Sanchotene e Sebastião Ogê Muniz, e como suplentes os desembargadores Marga Inge Barth Tessler e Leandro Paulsen.

Novo presidente

Victor Luiz dos Santos Laus tem 56 anos e é natural de Joaçaba (SC). Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalhou como promotor de Justiça de Santa Catarina antes de assumir o cargo de procurador da República, no qual atuou por dez anos. Em 2002, assumiu a vaga de desembargador do TRF4 destinada ao Ministério Público Federal. Foi membro do Conselho de Administração do TRF4 entre 2011 e 2013 e coordenador dos Juizados Especiais Federais em 2013. Foi coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) da Justiça Federal da 4ª Região no biênio 2015-2017. É o atual diretor da Escola da Magistratura (Emagis) do TRF4, no biênio 2017-2019, e integra a 8ª Turma do tribunal, especializada em matéria penal.

 

Acesse mais fotos em alta definição no Flickr do TRF4.

 



Novo presidente eleito Victor Luiz dos Santos Laus
Novo presidente eleito Victor Luiz dos Santos Laus
Novo presidente eleito Victor Luiz dos Santos LausNovos dirigentes: (E) desembargadores Aurvalle, vice-presidente, Laus, presidente, e Luciane, corregedoraThompson Flores, que presidiu a corte no biênio 2017-2019, coordenou a eleiçãoLaus falou sobre como deve conduzir sua gestão