TRF4 | RÁDIO TRF4

Tribunal lança Justa Prosa, um podcast voltado ao cidadão

26/08/2020 - 13h59
Atualizada em 28/09/2022 - 16h29
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) lançou hoje (26/8) o podcast Justa Prosa, com a série “Tempo de pandemia: Justiça, trabalho e saúde em época de coronavírus”. Disponível no Portal do TRF4, no perfil da Rádio TRF4 na plataforma de streaming Spotify e na playlist “Rádio TRF4” no perfil do Tribunal no YouTube, o primeiro episódio conta com a participação do presidente da Corte, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus. Ele abordou os esforços realizados por toda a Justiça Federal da 4ª Região para a manutenção dos serviços prestados aos cidadãos a partir da instituição do regime de teletrabalho.

O Justa Prosa, primeiro podcast produzido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS), adota o formato de entrevista, uma conversa fluente em linguagem clara e acessível. A intenção é, semanalmente, abordar assuntos relevantes para os cidadãos e, nesse sentido, a primeira série trata de temas como auxílio emergencial, judicialização da saúde pública, saque de RPVs e precatórios sem ir ao banco, conciliação em processos judiciais, saúde mental e ergonomia no home office.

podcast é a primeira opção disponível na plataforma da Rádio TRF4, um canal que reunirá todas as produções em áudio que forem realizadas pela ACS. O nome Justa Prosa simboliza tanto o setor da Justiça quanto a oralidade e a informalidade dos podcasts.

Comunicação objetiva

Para o presidente do TRF4, a iniciativa atende a uma necessidade da Corte de uma forma de comunicação imediata, direta, concisa e objetiva com seu público-alvo. “Temos de fazer chegar ao cidadão uma forma de compreender o dia a dia do Judiciário Federal”, afirma Laus.

“A ideia do projeto surgiu a partir da própria pandemia, quando o Tribunal se viu compelido a adotar atividades remotas em nome da saúde e da preservação da vida. Nesse sentido, é estratégico que o Tribunal atinja o cidadão de uma forma bem específica, e o podcast preenche esse requisito, por ser uma comunicação rápida, instantânea e focada naquilo que o usuário deseja ouvir”, pontua.

 

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)