TRF4 | INSTITUCIONAL

TRF4 lança vídeo em apoio ao Setembro Amarelo

10/09/2020 - 13h44
Atualizada em 10/09/2020 - 13h44
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) divulgou hoje (10/9), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um vídeo institucional em apoio ao Setembro Amarelo, campanha destinada a reduzir a ocorrência de atos autodestrutivos. Assista ao vídeo aqui

Intitulado “Sempre há uma saída”, o vídeo foi produzido pela Secretaria de Comunicação Corporativa (Secom) do TRF4 para a Divisão de Saúde do Tribunal. A peça destina-se a amparar as pessoas que se encontrem em sofrimento psíquico, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, e estimulá-las a buscar ajuda de familiares, amigos e profissionais para enfrentar momentos difíceis e afastar pensamentos suicidas.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional promovida desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com o objetivo de prevenir suicídios, reduzir os números desse tipo de morte e conscientizar sobre o problema, considerado uma “epidemia silenciosa”.

Conforme a página oficial da campanha, são registrados a cada ano em torno de 12 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo, e a quantidade de casos cresce principalmente entre os jovens. Quase 97% desses atos têm relação com distúrbios de saúde mental – a depressão está em primeiro lugar, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Entre outros materiais informativos disponíveis na página, a campanha publicou a cartilha “Suicídio: informando para prevenir” e o folheto “Fatores de risco e sinais de alerta”.

A Divisão de Saúde coloca o telefone (51) 3213-3395 à disposição de magistrados, servidores e estagiários que desejarem apoio psíquico. O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende todas as pessoas que necessitarem desse auxílio pelo telefone 188.

O vídeo foi publicado no portal do TRF4, nas intranets da Justiça Federal da 4ª Região e na página do Tribunal no YouTube. Ao longo do dia, também estará disponível nas demais redes sociais da Corte. Segue abaixo o texto produzido pela Secom para o audiovisual.


Sempre há uma saída

Um vírus nos isolou, estamos em casa e, mais do que nunca, precisamos dar as mãos. Mesmo distantes. Mesmo sem abraços. Precisamos um do outro

Porque às vezes parece que está todo mundo bem, menos a gente, né?

Será mesmo?

Os momentos felizes que aparecem nas redes sociais são uma pequena parte da vida. Não se engane. São poucas as pessoas que tornam públicas as suas dores.

Valorize o que você é e o que é importante para a sua vida.
   
Está difícil.

Todos nós passamos por momentos difíceis e alguns podem ser traumáticos sim.

O isolamento social não deixou a vida mais fácil para ninguém.

Porque a vida é cheia de altos e baixos, faz parte. 

Algumas pessoas têm um pouco mais de resistência emocional para lidar com os problemas, outras não.

Nessas horas é importante lembrar que a gente não precisa resolver tudo sozinho e que pode sim pedir ajuda a familiares, a amigos e a profissionais.

Nada faz sentido?

As dificuldades da pandemia, o desencanto pela vida, por algum projeto ou relacionamento que não deu certo não quer dizer que não há mais saída.

Sim, sempre há uma saída!

Se você está fragilizado e se sente incapaz de ser feliz, abandonou coisas que gostava de fazer ou não se interessa por nada, não se isole, busque ajuda.

No TRF4, a Divisão de Saúde está à sua disposição.

Eu sei, parece que não, mas tem muita gente que se importa com você.

Conte com a gente.