Conselho não pode negar registro a graduada que cursou faculdade em EAD
Atualizada em 01/09/2022 - 15h59
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou sentença que determinou ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) que expedisse registro profissional de estudante graduada em Arquitetura e Urbanismo por Ensino a Distância (EAD) pela Universidade Vale do Rio Verde. Conforme a 4ª Turma, não cabe aos conselhos profissionais a fiscalização de aspectos ligados à formação acadêmica.
A profissional ajuizou mandado de segurança na Justiça Federal de Curitiba após ter o registro negado pelo CAU/PR. A ação foi julgada procedente e o Conselho apelou ao tribunal. Conforme o CAU, “as resoluções do conselho nacional de educação que regulam a carga horária de cursos de graduação e as diretrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (Resolução CNE/CES nº 2/2007 e Resolução CNE/CES n° 2/2010) não abarcam instrução a distância, razão pela qual não haveria ilegalidade no indeferimento do registro profissional”.
Segundo o relator, desembargador Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, cabe à União autorizar a oferta de cursos superiores e, posteriormente, reconhecê-los. “No caso em tela, vê-se que o curso no qual a impetrante se graduou foi reconhecido através da Portaria nº 387/2020 - MEC, a partir do que não há como a autarquia profissional, seja a de âmbito nacional, seja a de âmbito local, questionar a idoneidade do diploma emitido em favor da impetrante”, concluiu o magistrado.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
Nº 5040943-39.2021.4.04.7000/TRFnotícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Direito antidumpingJFRS nega pedido para alterar Siscomex ao concluir que não há omissão na fiscalização sobre calçados chineses17/07/2026 - 19:05 -
TRF4TRF4 | Processo SeletivoInscrições para estágio em Direito no TRF4 são prorrogadas até o dia 31/717/07/2026 - 18:56 -
TRF4TRF4 | Comissão de Soluções FundiáriasVisita técnica é realizada em comunidade indígena de Erebango (RS)17/07/2026 - 15:33






