Néfi Cordeiro toma posse no STJ
Atualizada em 04/04/2014 - 15h25

A posse de Néfi Cordeiro ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (3/4), no plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a presença, entre outras autoridades, do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski; do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros; da subprocuradora-geral da República Ela Wiecko de Castilho; do presidente da Ordem dos Advogados (OAB) do Brasil, Marcus Vinicius Coêlho, do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Tadaaqui Hirose, entre outros.
Apesar de não haver previsão de discursos no roteiro da posse, o presidente do STJ, ministro Felix Fischer, celebrou a chegada do magistrado paranaense e traçou um rápido perfil do novo ministro, destacando que sua carreira sempre foi marcada pela capacidade intelectual, competência e dedicação. "Parabéns e bem-vindo a esta casa de justiça. Sentimo-nos engrandecidos com a sua presença", afirmou.
Néfi Cordeiro é bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba e engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui mestrado em direito público e doutorado em direito das relações sociais pela Universidade Federal do Paraná. Ele começou a carreira pública em 1989, quando foi aprovado em primeiro lugar no concurso do Ministério Público estadual. É desembargador do TRF4 desde 2002.
Otimista
O ministro Lewandowski disse que está feliz e otimista pela posse de Néfi Cordeiro, a quem elogiou por ser um juiz extremamente experiente, eficiente e trabalhador: "Eu tenho certeza que ele engrandecerá o STJ."
O ministro aposentado Castro Meira, cujo lugar será ocupado por Cordeiro, afirmou ter ficado bastante satisfeito com a escolha de seu substituto.
"Fico realmente satisfeito e alegre em ver que o nosso grupo continua desempenhando da melhor maneira possível as nossas funções para servir o Brasil e servir à Justiça. Serei exemplarmente substituído, sei que é um profissional altamente preparado, que terá muito sucesso aqui", avaliou.
Brilhantismo
Para o presidente do TRF4, desembargador Hirose, a nomeação de Néfi Cordeiro para o STJ foi, ao mesmo tempo, comemorada e lamentada.
"Néfi Cordeiro é um juiz de grande capacidade de trabalho, inteligentíssimo, preparado. É uma grande aquisição para o STJ e uma grande perda para nós. Estamos perdendo um grande juiz no TRF4", disse.
A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille, representando o governador Beto Richa, falou do orgulho de seu estado em ter mais um paranaense na corte.
"Temos hoje o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Felix Fischer, o ministro Sérgio Kukina e o agora ministro Néfi. São três representantes de grande respeitabilidade, competência, dedicação e amor ao trabalho, que engrandecem a Justiça brasileira", afirmou ela.
O novo ministro do STJ atuará na Sexta Turma e na Terceira Seção, colegiados especializados em direito penal.
Fonte: Imprensa/STJ
* Acompanhe as notícias da JFPR também pelo Twitter: https://twitter.com/JFPR_oficial
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | TRU/JEFsContribuições previdenciárias de servidor público não recolhidas não podem ser descontadas em folha31/03/2026 - 18:10 -
JFRSJFRS | FGTSTrabalhadores residentes nos municípios atingidos pelos eventos climáticos de 2024 garantem direito ao saque calamidade31/03/2026 - 18:06 -
TRF4TRF4 | Troca de experiênciasCírculos de Conversa promove encontros abordando a temática da menopausa30/03/2026 - 17:44





