JFPR |

Justiça Federal destaca importância do Movimento Novembro Azul

04/11/2021 - 15h00
Atualizada em 04/11/2021 - 15h00
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal do Paraná aderiu mais uma vez ao movimento Novembro Azul.  Em alusão à campanha para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata, as sedes da JF de Curitiba ficarão, durante todo o mês, iluminadas na cor azul para reforçar a importância da realização do diagnóstico precoce da doença. 

A iniciativa da instituição é incentivar os homens a prestarem atenção à própria saúde, promovendo hábitos que auxiliam na prevenção da doença. Isso inclui prática de exercícios, alimentação equilibrada, cuidado com a saúde mental e, principalmente, a realização do exame da próstata periodicamente. O facebook da JF também acompanha o movimento e apresenta o laço azul, símbolo da campanha, em sua capa. O instagram oficial da instituição também vai apresentar postagens reforçando a campanha. 

Por conta do preconceito que envolve o exame preventivo, muitos homens são diagnosticados quando a doença já se encontra em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. Isso representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

Campanha interna

Para magistrados e servidores da Justiça Federal do Paraná, a instituição realizará a palestra "Cuidados e Prevenção do Câncer de Próstata", ministrada pelo urologista Jonatas Luiz Pereira.  O evento será realizado no dia 24 de novembro, via plataforma Zoom.