JFRS: Audiência de conciliação realizada em condomínio encerra com 80% de acordos
Atualizada em 11/09/2019 - 14h22
A Justiça Federal do RS realizou, na noite de ontem (24/4), uma audiência de conciliação no pátio de um condomínio da Zona Sul de Porto Alegre. Em pauta, 129 litígios envolvendo vícios construtivos nos apartamentos, erguidos com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida.
Depois de esclarecidas as dúvidas dos moradores, foram assinados 103 acordos com a Caixa Econômica Federal. Entre as queixas dos proprietários, estão relatos de vazamentos nas estruturas hidráulica e sanitária, piso desnivelado e falta de acabamentos.
As ações e reclamações pré-processuais foram iniciadas contra a Caixa. A empresa pública federal é responsável pela contratação das construtoras que executam obras do programa habitacional e responde solidariamente pelos danos existentes nos imóveis decorrentes de falhas no projeto ou vícios na construção.
A conversa foi conduzida pelos juízes Ana Inès Algorta Latorre, da 26ª Vara Federal de Porto Alegre, e Eduardo Tonetto Picarelli, da 15ª Vara Federal de Porto Alegre. Segundo Ana Inès, a audiência foi realizada no local para possibilitar a participação de grande parte ou da totalidade dos condôminos, oferecendo um espaço para manifestações, perguntas e melhor compreensão dos termos que haviam sido previamente negociados pelo representante legal dos reclamantes. [caption id="attachment_48184" align="aligncenter" width="500"] Moradores se reuniram no pátio do condomínio para ouvir os magistrados[/caption]
Do total de autores, 103 concordaram com a proposta de pagamento de indenização por danos morais e materiais relativos às unidades habitacionais. Eventuais danos estruturais ainda podem ser discutidos judicialmente em outra ação. Além dos magistrados, dos moradores e de seu advogado, participaram representantes da Caixa e os servidores Gisele Lopes e Carlos Alberto Bartz Moreira, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) de Porto Alegre.
Primeiro mutirão semelhante aconteceu em 2005
Em 2005, a Justiça Federal promoveu, de maneira inédita, um mutirão envolvendo a 24ª Vara Federal de Porto Alegre (especializada em Sistema Financeiro da Habitação), o Sistema de Conciliação (Sistcon) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e os moradores do conjunto habitacional Parque dos Maias, localizado na Zona Norte da capital. As audiências ocorreram fora da sede da Justiça Federal, no Centro Vida, localizado próximo aos imóveis.
Na ocasião, os moradores de mais de 1300 apartamentos puderam negociar seus contratos de financiamento imobiliário. Cerca de 90% dos mutuários do residencial, na época, se encontravam inadimplentes há mais de um ano. Foram contemplados na iniciativa, inclusive, aqueles que não possuíam processos ajuizados ou que estavam ocupando imóveis não regularizados, sem contrato.
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | ParceriaTRF4 celebra acordo para a cessão do eproc aos TJs do RJ, MG e AC07/12/2023 - 19:24
-
TRF4TRF4 | Curso de Formação InicialCNJ, AGU, OAB e media training são temas do quarto dia07/12/2023 - 18:17
-
JFRSJFRS | SolenidadeEvento celebra 25 anos da Justiça Federal em Pelotas07/12/2023 - 17:40