JFRS | Consciência Negra

Programação inclui homenagem à educadora Petronilha Silva e conferência com Alexandra Loras

04/11/2022 - 15h52
Atualizada em 04/11/2022 - 15h53
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Apesar de ser um produto da era colonial, o racismo e suas práticas atravessaram o tempo e não foram abolidos mesmo que os negros tenham sido libertados, pois a imposição do regime escravocrata foi construída em mitos religiosos e pseudocientíficos, que ainda repercutem na cultura ocidental. Novembro é a época oportuna para trazer a cena este debate e visualizar o trabalho desenvolvido por pessoas negras nas mais diferentes áreas, como educação, negócios e artes. O “Mês da Consciência Negra 2022 – Edição Petronilha Silva” na Justiça Federal do RS (JFRS) colocará em evidência o protagonismo da mulher negra.

Promovido pelo Grupo de Trabalho Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades da JFRS, a programação integra as ações desenvolvidas para estimular a construção de uma sensibilidade sócio-cultural na instituição, tendo como norte que pessoas negras ainda enfrentam vários desafios para conquistarem a equidade nos postos de trabalho. No dia 8/11, acontecerá a Conferência Magna on-line com jornalista e empresária Alexandra Loras, engajada na discussão sobre a representação da população negra na mídia e na educação e os efeitos que isso tem na construção da identidade, especialmente das crianças.

Já no dia 18/11, será realizada a mesa-redonda e homenagem à educadora que dá nome a programação. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva juntamente com Joanna Célia Passos e Fernanda Oliveira da Silva conversarão sobre o legado de Gonçalves e Silva para o antirracismo e a educação no país.

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


ilustração com o letreiro: mês da consciência negra no meio e, do lado direito, foto de loras e, do lado direito, foto da petronilha
ilustração com o letreiro: mês da consciência negra no meio e, do lado direito, foto de loras e, do lado direito, foto da petronilhailustração com a programação do mês da consciência negra: 8/11 16-18 horas conferência magna on-line com alexandra loras. dia 18/11 mesa-redonda e homenagem o legado de petronilha beatriz gonçalvez e silva para o antirracismo e a educação no brasil. tem fotos das duas mulheres.