TRF4 | Encontro interinstitucional

Tribunais que usam eproc se reúnem em Florianópolis para discutir possibilidades do sistema

09/11/2022 - 16h27
Atualizada em 09/11/2022 - 17h59
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Começou hoje (9/11) e vai até sexta-feira em Florianópolis o Encontro Interinstitucional do eproc. O evento ocorre no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e reúne representantes do Superior Tribunal Militar (STM), de sete cortes de segunda instância e da Turma Nacional de Uniformização (TNU) dos Juizados Especiais Federais. O objetivo é discutir os avanços possíveis e necessários no sistema.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, discorreu, na abertura, sobre a trajetória que o sistema, criado pelo TRF4, percorreu desde que começou a ser utilizado, em 2002, em uma seção judiciária de Londrina, no interior do Paraná, até os dias atuais. “A comunidade do eproc cresceu bastante e precisa estar preparada para os próximos desafios”, afirmou o desembargador.

Segundo o juiz federal Eduardo Picarelli, coordenador do sistema, que também participa, “o eproc não é do TRF4, mas de todos os tribunais e de todos os usuários, internos e externos”. 

A diretora do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, juíza federal Erika Reupke, complementou Picarelli, dizendo que o eproc se tornou um paradigma de sucesso, promovendo uma Justiça célere e eficiente para as cortes que o utilizam. Ela saudou o encontro das instituições e enfatizou a importância “do estreitamento de laços entre os usuários do sistema”.

A programação do encontro inclui temas como tramitação ágil, segurança da informação e novas iniciativas sobre o uso de inteligência artificial no eproc.

Tribunais que participaram além do TRF4 e do TJSC: TRF2, TJRS, TJ-Tocantins, TJM-MG e TJM-RS.


Foto do auditório mostrando plateia de costa sentada e, ao fundo, o palco, com a mesa de abertura
Auditório do TJSC reuniu magistrados e servidores usuários do eproc
Foto do auditório mostrando plateia de costa sentada e, ao fundo, o palco, com a mesa de aberturaFoto da mesa de abertura do evento com os presidentes sentados