JFRS | Novembro Azul

Palestra abordou a construção social da masculinidade

17/11/2022 - 15h26
Atualizada em 17/11/2022 - 15h26
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

“Antes de pensar na próstata como um órgão independente, temos que considerar que ela está dentro do corpo de um indivíduo”. Com estas palavras, o Profº Dr. Henrique Caetano Nardi abriu a palestra “Repensando masculinidades”, realizada na quarta-feira (16/11), no auditório da Justiça Federal em Porto Alegre e transmitida ao vivo para as demais sedes. 

Como parte da programação do Novembro Azul, mês da prevenção ao câncer de próstata, a palestra propôs rever a maneira como o conceito de “homem” – enquanto ser masculino – foi construído e evoluiu ao longo da História, em especial a partir da modernidade. Nardi abordou aspectos sociais, científicos, religiosos e psicológicos que compõem a visão de masculinidade predominante no mundo ocidental atualmente, em contraste com outras épocas e diferentes sociedades.

O palestrante também mostrou dados estatísticos relacionados à violência, mortes violentas, acidentes de trânsito, suicídios e feminicídios, questionando a relação destes dados com a “masculinidade hegemônica” e atitudes que supostamente são esperadas dos homens no Brasil. As estatísticas do câncer de próstata no país também foram apresentadas.

Foi possibilitado aos ouvintes (presenciais e virtuais) interagir com o professor, por meio de perguntas e relatos. Foram trazidos questionamentos relacionados a sexualidade, gênero, educação, relação com as mulheres e infância.

Ao final do evento, Nardi reforçou a necessidade de se manter os exames em dia, com vistas ao cuidado com a saúde masculina, salientando que o câncer de próstata é uma variação da doença com grandes chances de cura, se o diagnóstico for precoce.

O evento contou também com a apresentação musical do servidor Marcos Vinícios de Azevedo Jobim, que interpretou canções consagradas da MPB.

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


a foto mostra o palestrante, homem branco, de cabelos grisalhos
Nardi abordou a masculinidade sob diferentes aspectos
a foto mostra o palestrante, homem branco, de cabelos grisalhosa foto mostra o servidor marcos tocando violão, homem negro