JFPR | História da JFPR

Momento Memória Biografias: juiz federal Heraldo Vidal Correia

05/12/2022 - 11h48
Atualizada em 05/12/2022 - 11h48
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

No mês em que se completam 40 anos do falecimento do Juiz Federal Heraldo Vidal Correia, ocorrido no dia de natal de 1982, prestamos homenagem a um dos quatro juízes federais nomeados para a reinstalação da Justiça Federal do Paraná, cuja posse ocorreu na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, no dia 9 de maio de 1967 (os outros três foram Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, Licio Bley Vieira e Milton Luiz Pereira).

Vidal Correia, antes da magistratura, foi auxiliar administrativo no IAPI – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários, tendo sido aprovado em certame de 1937, considerado o primeiro concurso público do Brasil! Foi também o primeiro diretor administrativo da Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica, logo após a criação da empresa, em 1955.

Nosso biografado assumiria a titularidade da 2ª Vara Federal de Curitiba em 1967 e seria Diretor do Foro da JFPR em 1972 e de 1976 a 1978. É de sua autoria a primeira sentença da Justiça Federal publicada após a reinstalação.

Casado com uma enfermeira ponta-grossense, pai de cinco filhos, magistrado de trato cordial, calmo e afetuoso, havia poucas informações sobre ele em livros e na internet. A Seção de Memória Institucional recorreu, então, a juízes e servidores que com ele trabalharam e, claro, à família do Juiz, para reunir informações, documentos e fotos que pudessem revelar um pouco mais de sua vida profissional e pessoal.

Agradecemos, especialmente, ao Dr. Luiz Fernando Roedel Correia, filho do magistrado, que, em visita à Sala da Memória da JFPR, nos cedeu, para guarda permanente, fotos e documentos e, em empréstimo, fotos de família para a utilização nesta edição.

Esperamos ter conseguido o intento – render homenagem a este grande homem e juiz que foi Heraldo Vidal Correia!

Para acessar esta edição do Momento Memória – Biografias, clique aqui: Momento Memória Biografias - Juiz Federal Heraldo Vidal Correia.

 


Logomarca da Justiça Federal