JFPR | história

Momento Memória - Ministro Milton Luiz Pereira, um acervo especial!

30/01/2023 - 14h14
Atualizada em 30/01/2023 - 14h14
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Iniciamos o ano de 2023 da Memória Institucional da JFPR destacando o acervo documental doado à Justiça Federal pela família do Ministro Milton Luiz Pereira, falecido em fevereiro de 2012. O Ministro foi um dos primeiros quatro Juízes Federais nomeados para a JFPR, em maio de 1967, para a reinstalação do Judiciário Federal em nosso Estado (a Justiça Federal havia sido extinta em 1937). Aqui atuou até 1989, quando, após a criação dos cinco Tribunais Regionais Federais pela então nova Constituição de 1988, assumiu a Presidência do TRF3, com Sede em São Paulo. Foi nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça em 1992, onde atuou até 2002, quando se aposentou.

Guardados na Sala da Memória de nossa Instituição, os móveis, livros e equipamentos que pertenceram ao Ministro estão expostos desde 2013. Os documentos, porém, são trazidos agora à luz, para admiração de todos, graças ao meticuloso trabalho de tratamento e indexação dispensados ao conjunto documental, e à tecnologia que permitiu a digitalização e disseminação deste rico acervo!

Dentre a documentação indexada, estão dezenas de telegramas e cartas, recortes de jornal, discursos e palestras, postais e crônicas escritas pelo próprio magistrado.

Os documentos estão hospedados no espaço da Memória Institucional da JFPR no Portal da Justiça Federal da 4ª Região, junto aos Processos Históricos, na coleção "Dr. Milton Luiz Pereira". Todos os documentos e fotos estão descritos segundo a ISAD (G) - Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística e disseminados pelo AtoM – Acess to Memory, software livre e gratuito para este fim, e podem ser ampliados para visualização plena e em detalhes.

Neste Momento Memória, destacamos alguns desses documentos, pelas peculiaridades e curiosidades, que nos instigam a conhecer um pouco mais da vida, inclusive privada, deste grande homem e juiz!

Vamos conferir? É só clicar aqui: Momento Memória - Ministro Milton Luiz Pereira, um acervo especial!


Arte em tom de verde com o texto: Momento Memória