TRF4 | Direito Hoje

Artigo discorre sobre o papel da jurisdição como uma espécie de garante não só do ordenamento jurídico, mas do desenvolvimento social

23/02/2023 - 17h33
Atualizada em 23/02/2023 - 17h33
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A seção Direito Hoje lançou, nesta quinta-feira (23/2), o artigo “Jurisdição e futuro: entre o inevitável e o essencial”. A autoria é do juiz federal Gilson Jacobsen, professor nos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica (PPCJ) da UNIVALI.

O autor discorre sobre o significado de jurisdição na atualidade e sua relação com a Inteligência Artificial e com a Natureza. Ele refere que “a jurisdição deve ter essa dupla capacidade: de estar aberta e atenta às novas tecnologias, com os sabores e eventuais dissabores da Inteligência Artificial, de um lado, por que isso é inevitável; mas, de outro lado, a jurisdição não pode perder o foco naquilo que é essencial ou fundamental, a Natureza”.

O trabalho pode ser lido na página da Escola da Magistratura (Emagis) no Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região. Para acessar o artigo clique no seguinte link: https://www.trf4.jus.br/WEnGz.

A seção Direito Hoje foi criada em 2020. O espaço, editado pela Emagis, tem o objetivo de trazer mais dinamismo à divulgação da produção textual de magistrados e outros profissionais da área, com a publicação online de artigos que tratem de questões emergentes no Direito nacional e internacional.

 

Fonte: Emagis/TRF4