JFRS | TRIBUNAL DO JÚRI

Três pessoas são condenadas pelo homicídio do Cacique Antonio Mig Claudino

09/03/2023 - 18h17
Atualizada em 09/03/2023 - 18h17
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal do Júri votou por condenar três pessoas pelo homicídio do cacique Antonio Mig Claudino, morto em 2017 na Terra Indígena de Serrinha, em Ronda Alta (RS). Dois acusados foram absolvidos. O Conselho de Sentença, formado por três mulheres e quatro homens, reuniu-se na tarde de hoje (9/3) depois mais de dois dias julgamento. A sessão foi presidida pela juíza federal substituta Priscilla Pinto de Azevedo, da 3ª Vara Federal de Passo Fundo.

Dois réus, incluindo o considerado mandante, foram condenados a pena privativa de liberdade de 14 anos de reclusão. Já o executor do crime recebeu a maior pena, 16 anos de reclusão. Todos deverão cumprir em regime fechado. A sentença também manteve a prisão preventiva dos três homens.

Julgamento

Os trabalhos iniciaram na terça-feira (7/3) quando foram ouvidas três testemunhas de acusação, sendo dois policiais federais e o filho da vítima, na condição de informante. Outras duas testemunhas foram dispensadas. No dia seguinte (8/3), foram realizados os interrogatórios dos cinco réus.

Hoje, os trabalhos iniciaram com os debates entre a acusação e as defesas. Em seguida, seguiu para a votação pelo Conselho de Sentença.

 

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


foto da fachada do prédio-sede da justiça federal em passo fundo
Fachada do prédio-sede da Justiça Federal em Passo Fundo