TRF4 lança podcast que vai debater temas do universo feminino no Poder Judiciário
Atualizada em 08/03/2024 - 11h16
Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) lança o primeiro episódio do Ouvicast. O podcast da Ouvidoria da Mulher é um projeto pioneiro na Justiça Federal da 4ª Região que vai trazer conversas e reflexões sobre temas do universo feminino que estão relacionados com o Poder Judiciário, como direitos das mulheres, combate à desigualdade de gênero e enfrentamento à violência contra mulheres.
O Ouvicast tem a apresentação de Ana Cristina Ferro Blasi, desembargadora federal e ouvidora da Mulher do TRF4, e os episódios serão lançados mensalmente. O podcast está disponível para ser acessado na íntegra nos canais oficiais do TRF4 no Spotify e no Youtube.
O assunto abordado no primeiro episódio é o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero, um documento publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca orientar a magistratura brasileira no julgamento de casos concretos, de modo que magistradas e magistrados julguem sob a lente de gênero, avançando na efetivação da igualdade e nas políticas de equidade.
Assim, o Protocolo propõe um novo olhar para o enfrentamento de questões que envolvem os direitos das mulheres, com o Judiciário reconhecendo a influência que as desigualdades históricas, sociais, culturais e políticas a que estão submetidas as mulheres ao longo da história exercem na produção e aplicação do direito e, a partir disso, identificando a necessidade de criar uma cultura jurídica emancipatória e de reconhecimento de direitos de todas as mulheres e meninas.
O documento foi elaborado por um grupo de trabalho que contou com a participação de representantes de todos segmentos da Justiça brasileira: estadual, federal, trabalhista, militar e eleitoral. A iniciativa está relacionada com a implementação das políticas nacionais estabelecidas pelo CNJ relativas ao Enfrentamento à Violência contra as Mulheres pelo Poder Judiciário e ao Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário.
Nesse episódio de estreia, as convidadas do Ouvicast são a desembargadora federal do TRF4 e ex-conselheira CNJ Salise Monteiro Sanchotene e a juíza federal da Justiça Federal do Paraná (JFPR) Tani Maria Wurster.
Durante o mandato no CNJ (biênio 2021-2023), Salise Sanchotene atuou em várias frentes e comissões, presidindo a Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. Ela ainda foi coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário e do Comitê de Acompanhamento e Capacitação sobre Julgamento com Perspectiva de Gênero.
Já Tani Wurster foi integrante do grupo de trabalho do CNJ que redigiu o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero. Ela também é a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da JFPR.
Assista ao episódio completo no YouTube
Escute o episódio completo em áudio no Spotify
Serviço:
Ouvicast, o podcast da Ouvidoria da Mulher do TRF4
Promoção: Ouvidoria da Mulher do TRF4
Produção: Assessoria de Comunicação Social do TRF4
Equipe técnica: HD Produções
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | MagistraturaTRF4 promove os juízes substitutos Everson Guimarães Silva e Aline Lazzaron à titularidade21/01/2025 - 19:01
-
JFRSJFRS | DESCAMINHOMulher é condenada por iludir R$ 24 mil em impostos - dificuldades financeiras não excluem ilicitude21/01/2025 - 17:39
-
JFPRJFPR | Prestação PecuniáriaJFPR lança edital de apresentação de projetos para atividades de caráter essencial à segurança pública20/01/2025 - 18:25