Justiça Federal comemora 20 anos de presença em Caçador
Atualizada em 04/09/2024 - 17h54
Com a coordenação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva, aconteceu hoje (4/9) a Solenidade de Comemoração dos 20 anos da Justiça Federal em Caçador, presente no município desde 23 de agosto de 2004, com a instalação da primeira vara. O ato teve a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, servidores, advogados e convidados.
O dispositivo cerimonial foi composto pelo prefeito de Caçador, Alencar Mendes; pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Amarildo Tessaro; pelo diretor do Foro da JFSC, juiz federal Henrique Luiz Hartmann; pelo diretor do Foro de Caçador e presidente da Associação dos Juízes Federais do Estado de Santa Catarina (Ajufesc), juiz federal Leonardo Cacau dos Santos La Bradbury; pela vice-diretora do Foro local, juíza federal substituta Renata Marques Osborne da Costa; pelo representante do Ministério Público Federal (MPF), procurador da República Anderson Lodetti, e pelo representante da seccional caçadorense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Norberto Geraldo Balestrin, que também é reitor da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarpi).
O presidente do TRF4 agradeceu o apoio de várias instituições nos 20 anos de existência da Subseção Judiciária e a “luta constante para preservar o serviço público perto da comunidade”. Quadros da Silva também registrou que tem origens familiares em Caçador, onde passava férias durante a infância e em cuja Catedral foi batizado.
O diretor do Foro da JFSC lembrou que, nesses 20 anos, “valorosos magistrados, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados muito contribuíram na manutenção e elevação do padrão de excelência dos serviços prestados, fazendo a diferença na vida de milhares de jurisdicionados que diuturnamente batem às nossas portas em busca de respeito e efetividade a seus direitos”.
O diretor do Foro local e presidente da Ajufesc destacou a atuação da unidade, principalmente em matéria previdenciária, que “efetiva a Justiça no grau mais alto. Para a vice-diretora, essas questões são “as que mais aproximam a Justiça Federal da população”.
O representante do MPF ressaltou a importância regional do município, onde a instituição também mantém uma sede desde 2004. Para o representante da OAB e reitor da Uniarp, onde a JFSC funcionou até meados de 2023, “em tempos de desafios e mudanças, continuaremos a trabalhar em parceria com o Poder Judiciário para fortalecer nossas instituições e garantir que a Justiça continue a ser um pilar sólido em nossa sociedade”.
O presidente da Câmara de Vereadores entregou uma comenda do Parlamento em homenagem ao aniversário. A solenidade terminou com o descerramento de duas placas, uma alusiva à data e outra com os nomes dos pioneiros: o Juiz Federal Andrei Pitten Velloso, primeiro titular da unidade; o servidor Roberto Jeferson Gross, primeiro diretor de Secretaria, e os servidores integrantes da primeira equipe Alfredo Fuchs, Erivalcir Moreira dos Santos, Lindo Marino Cipriani, Mariluz Dudar e Renato Lapolla.
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentávelGrupo Interinstitucional Socioambiental entrega carta ao prefeito de Porto Alegre12/12/2024 - 18:57
-
JFPRJFPR | Vantagem indevidaJFPR condena três acusados de esquema milionário de lavagem de dinheiro em contratos da Petrobras à prisão12/12/2024 - 17:25
-
JFPRJFPR | EstelionatoOperação Gracioso cumpre mandados de busca e apreensão determinados pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa12/12/2024 - 17:10