Sistcon e Emagis promovem workshop sobre audiências virtuais de conciliação e mediação
Atualizada em 28/03/2025 - 15h28
Nesta semana, nos dias 25 e 26 de março, a Coordenação de Formação em Conciliação e Mediação do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região (Sistcon) e a Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4) organizaram um workshop sobre sessões virtuais de conciliação e mediação. A atividade, integrante do Programa de Formação Continuada do Sistcon, teve como objetivo aperfeiçoar as habilidades de conciliadores e mediadores em audiências telepresenciais.
O curso, aberto pelo diretor da Emagis, desembargador federal Rogerio Favreto, contou com a coordenação científica do desembargador federal Hermes Siedler da Conceição Júnior, coordenador do Sistcon, e do juiz federal Bruno Henrique Silva Santos, magistrado auxiliar do Sistcon, além da coordenação pedagógica de Isabel Cristina Lima Selau, assessora da Emagis.
Destinado a conciliadores, mediadores judiciais e servidores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons), o workshop foi pensado diante do aumento das sessões virtuais de mediação e conciliação, impulsionado pela pandemia de Covid-19. Um levantamento da Comissão de Formação em Conciliação do Sistcon identificou desafios na condução dessas sessões online.
Dessa forma, foram trabalhados três eixos de aprendizagem: utilização das ferramentas disponíveis nas plataformas virtuais para as sessões, noções de etiqueta virtual e desenvolvimento de habilidades online relativas às técnicas de conciliação e mediação. Com carga horária de 4 horas-aula, as atividades foram ministradas pelas diretoras dos Cejuscons Estaduais e instrutoras em Mediação e Conciliação Judiciais Gisele Lopes, Simone de Medeiros Dela Vedova e Simone Pedroso Ribeiro.
Realizado em formato telepresencial pela plataforma Zoom, o primeiro dia do workshop tratou do tema “Caixa de Ferramentas e Técnicas da Conciliação e Mediação para sessões virtuais”. Os participantes aprenderam a manejar sistemas informatizados e orientar as partes sobre seu uso, além de adaptar técnicas tradicionais de mediação e conciliação ao ambiente virtual.
No segundo dia de atividades, com foco em “Etiqueta em audiências virtuais”, foram apresentadas regras de acolhimento das partes e representantes, bem como estratégias para compensar as limitações do formato remoto, garantindo a eficácia do processo conciliatório.
Fonte: Sistcon/TRF4





notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Assédio Não!Justiça Federal da 4ª Região promove campanha de combate ao assédio e à discriminação02/05/2025 - 16:26
-
TRF4TRF4 | Unijuí e UniftecAlunos de Direito do interior do RS visitam TRF430/04/2025 - 16:28
-
JFRSJFRS | EVASÃO FISCALEmpresário de Canoas é absolvido da acusação de sonegar R$ 6 milhões em tributos30/04/2025 - 15:09