JFRS | Realidade local

Direção do Foro visita sedes da instituição em Uruguaiana e Itaqui (RS)

12/05/2025 - 13h52
Atualizada em 12/05/2025 - 14h04
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

 

Os dirigentes da Justiça Federal do RS (JFRS) realizaram visita, nos dias 7 e 8/5, às sedes da instituição no interior do Estado. O objetivo é  estreitar relações com órgãos que colaboram com JFRS para prestar atendimento ao público e também conhecer de perto as diferentes realidades locais. Os juízes federais Carla Evelise Justino Hendges e Fábio Dutra Lucarelli, diretora e vice-diretor do Foro da JFRS, respectivamente, Gerson Godinho da Costa, juiz coordenador da Ouvidoria, e Ana Paula Amaral Silva Hollas, diretora da Secretaria Administrativa, estiveram nas cidades gaúchas de Uruguaiana e Itaqui.

Na quarta-feira (7/5), a comitiva esteve em Uruguaiana, onde visitou a sede da Justiça Federal no município e conversou com juízes e servidores. No encontro, a diretora do Foro pontuou que a intenção era vir antes, mas a enchente de maio de 2024 e seus efeitos acabaram por impossibilitar as viagens em decorrência das demandas que exigiam atenção prioritária por parte da Administração. O vice-diretor pontuou que a visita não era somente desta gestão, mas da Direção do Foro para ouvir as questões e apontamentos do corpo funcional, e entender as necessidades locais. 

Já na quinta-feira (8/5), eles estiveram na Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal em Itaqui, que recebe ações previdenciárias e cíveis. Eles conheceram a estrutura e o atendimento prestado no local, que incluiu a realização de perícias e audiências em salas passivas. 

Nas duas cidades, o juiz ouvidor também se encontrou com os dirigentes locais da  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o objetivo de conhecer as demandas dos advogados relacionadas ao atendimento e prestação jurisdicional da instituição, identificando pontos de melhoria e estabelecendo um canal de interlocução. Além disso, ele também informou sobre a instalação da Ouvidoria da Mulher na JFRS, que está a cargo da juíza Marciane Bonzanini. 

Em Uruguaiana, o juiz ouvidor e a diretora do Foro conversaram com o presidente e vice-presidente da seccional, Cassius Rotta Mendes e André Luis Goelzer Alfano. Eles falaram sobre o desastre climático que afetou o estado no ano passado, sobre o eproc e as equalizações de trabalho implementadas na instituição. 

Já em Itaqui, a comitiva da Direção do Foro foi recebida pela presidente, vice-presidente e secretário geral, Mariane Cabral Contursi Piffero, Jean Márcel Floriano Jacques e Mauro Rodrigues Oviedo, respectivamente. Eles falaram sobre o processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região e suas automatizações, que possibilitam uma tramitação mais ágil. Além disso, os dirigentes da JFRS também informaram que a UAA possui um juiz Raphael de Barros Petersen como coordenador, sendo o responsável por qualquer interlocução que for necessária para resolver as questões envolvendo a unidade. 

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


Pessoas sentadas em cadeiras ouvindo a diretora do Foro falando. Ao lado dela, está o vice-diretor do Foro e a diretora da Secretaria Administrativa
Em Uruguaiana, a conversa com juízes e servidores ocorreu na sede da instituição no município
Pessoas sentadas em cadeiras ouvindo a diretora do Foro falando. Ao lado dela, está o vice-diretor do Foro e a diretora da Secretaria AdministrativaSentados ao redor de uma mesa retangular, estão o juiz ouvidor, a diretora do Foro e o presidente e vice-presidente da seccional da OABJuiz ouvidor e diretora da Secretaria Administrativa conversam com servidores que atendem na UAADirigentes da JFRS e da OAB estão em pé, um ao lado do outro, para foto oficial