JFPR | Memória institucional

80 Anos do Dia da Vitória: solenidade em Curitiba inaugura mostra que homenageia servidores “pracinhas”

16/05/2025 - 18h04
Atualizada em 16/05/2025 - 18h14
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal do Paraná (JFPR) promoveu um momento histórico, na tarde desta quinta-feira (15), na sede Cabral, em Curitiba, com a abertura da V Exposição da Memória Institucional, que valoriza a história de pioneiros da instituição na sua reinstalação, ocorrida em 1967. 

A mostra “80 Anos do Dia da Vitória (fim da Segunda Guerra Mundial) e a participação de servidores pioneiros da JFPR como combatentes da FEB” foi inaugurada no hall da Sala da Memória Fábio Luiz dos Santos – no térreo da sede Cabral da JFPR em Curitiba. 

O evento teve a participação especial de familiares de 23 “pracinhas” que atuaram na JFPR, bem como magistrados (as), servidores (as) ativos (as) e aposentados (as), além de estagiários (as). 

A exposição conta com verdadeiras relíquias deixadas pelos “pracinhas”, gentilmente cedidas para empréstimo por seus familiares, como fotografias, documentos, medalhas, cartas e peças de uniforme. 

Reconhecimento

A solenidade teve como anfitriões a juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, diretora do foro da SJPR; o desembargador federal aposentado Tadaaqui Hirose; o juiz federal Rony Ferreira, coordenador da Comissão de Gestão da Memória; e o servidor Afonso César, diretor da Divisão de Documentação e Memória da JFPR.

“Gostaria de agradecer a todos que cederam objetos para essa mostra, e ao empenho e dedicação a todos que trabalham com história e toda essa recuperação”, declarou Luciana Veiga.

A diretora do Núcleo de Memória Institucional do Paraná, Dulcinéia Tridapalli, relembrou a reinstalação da JFPR, em 1967, após 30 anos ausente do Poder Judiciário nacional (havia sido extinta em 1937 pelo Estado Novo). 

“Não houve tempo para fazer um concurso público, como conhecemos hoje. Então, foram chamados 36 servidores de outros quadros e órgãos, sendo 23 deles expedicionários, que haviam participado da Tomada de Monte Castelo, evento que foi fundamental para a rendição final da Alemanha nazista em 1945”, relata.

Também participou da cerimônia de abertura da exposição o servidor Milton Conversani Pimentel. Harold Collin Jr não pode comparecer à solenidade por questões de saúde. Ambos são pioneiros de 1967, mas oriundos de outros quadros. 

Placa homenageia pioneiros

“Miltinho”, como é carinhosamente chamado, junto com Paulo Roberto Marques, filho do ex-combatente Emanuel Marques, e Julieta Mazarotto, filha do ex-combatente José Gregório Mazarotto, participaram do descerramento da placa que homenageia os 23 servidores (as) expedicionários (as), nomeados um a um. São eles (as):

  • Alfonso Dubiella (FEB)
  • Ambrósio Cilka (FEB)
  • Antônio Kovaleski
  • Antônio Wolpe (FEB)
  • Arnaldo Fecci
  • Aroldo de Andrade
  • Augusto Canha (FEB)
  • Ayrton Gomes Junqueira (FEB)
  • Deolindo de Souza (FEB)
  • Edésio de Gouvêa Filho
  • Edgard Costa (FEB)
  • Emanuel Marques (FEB)
  • Enéas Prohmann
  • Florys de Paula Schleder (FEB)
  • Harold Collin Júnior
  • Izidoro Flumignan
  • João Drabik (FEB)
  • João Nunes (FEB)
  • José Gregório Mazarotto (FEB)
  • José Lúcio Niedziela
  • Leonércio Soares (FEB)
  • Leônidas Augusto Ribeiro Figueira
  • Lilian Jardim
  • Luiz Franck (FEB)
  • Manoel Meirelles Júnior (FEB)
  • Maria Júlia Gomes de Bittencourt
  • Mauro Azevedo da Silveira (FEB)
  • Mieceslau Tychanowicz (FEB)
  • Milton Conversani Pimentel
  • Newton Eduardo Klüppel (FEB)
  • Nilson Ramon
  • Olga Dias Rodrigues
  • Oswaldo Pires (FEB)
  • Pedro Antônio Jordan (FEB)
  • Pedro Stella (FEB)
  • Reinaldo Alves Vianna
  • Sérgio Augusto da Costa Biscaia
  • Silvio Natal Ribas
  • Urbano Stival (FEB)
  • Valdomiro Miguel Fade (FEB)
  • Waldir Jordan

Entre os familiares de expedicionários presentes também estavam Irani e Iran Schleder, filhos de Florys Schleder, e Zenewton Kluppel, filho de Newton Eduardo Kluppel.

O evento teve ainda a participação do Coronel Said Zendim, diretor do Museu do Expedicionário, que emprestou algumas peças para a exposição. Outras peças foram emprestadas pelo oficial da reserva Rodolpho Lourenço, da 13.º Batalhão de Infantaria Blindada, de Ponta Grossa.

Serviço:

V Exposição da Memória Institucional – 80 Anos do Dia da Vitória (fim da Segunda Guerra Mundial) e a participação de servidores pioneiros da JFPR como combatentes da FEB

Funcionamento: de segunda a sexta, das 13h às 18h (até setembro).

Local: Avenida Anita Garibaldi, 888, Cabral – Hall da Sala da Memória da JFPR – andar térreo.

A exposição também pode ser conferida virtualmente.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br


Descerramento da placa em homenagem aos pioneiros da JFPR