Projeto de Auxílio Colaborativo da 4ª Região apresenta resultados positivos em reunião
Atualizada em 16/05/2025 - 19h21
Na última quinta-feira (15/5), foi realizado um encontro que reuniu a equipe da Corregedoria Regional, magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região para celebrar e analisar os resultados do Projeto de Auxílio Colaborativo. A iniciativa, que visa otimizar a prestação jurisdicional em Varas Federais com desempenho impactado, demonstrou a sua efetividade através dos resultados apresentados nas duas primeiras etapas do projeto.
O Projeto de Auxílio Colaborativo se baseia em um regime de auxílio mútuo, onde varas voluntárias oferecem suporte a colegas cujas unidades estão em desequilíbrio temporário, abrangendo desde a atuação direta de magistrados designados até o compartilhamento de força de trabalho, consultoria especializada e a troca de experiências e boas práticas.
A primeira etapa do projeto colocou em prática a colaboração entre a 1ª Vara Federal de Cachoeira do Sul (RS) que auxiliou à 2ª Vara Federal de Carazinho (RS). Os números e relatos apresentados durante o encontro do dia 15/5 evidenciaram um impacto significativo na celeridade processual e na qualidade da jurisdição da unidade auxiliada. Quando do início do auxílio, a unidade estava com 6.916 processos em tramitação e 1.381 processos conclusos para sentença, contando atualmente com 2.988 processos em tramitação e 850 processos conclusos para sentença.
Da mesma forma, a segunda etapa da iniciativa, que uniu esforços da 2ª Vara Federal de Novo Hamburgo (RS) e da 2ª Vara Federal de Bento Gonçalves (RS), também gerou resultados que superaram as expectativas. No início do projeto, a unidade auxiliada possuía 4.839 processos em tramitação e 1.967 processos conclusos para sentença. Hoje, a unidade apresenta 3.049 processos em tramitação e 55 conclusos para sentença.
Durante a reunião, foram destacados como pilares fundamentais para o sucesso dessas primeiras etapas fatores como: o espírito de união, a voluntariedade, a receptividade e a dedicação dos envolvidos. Assim, ficou evidenciado o caminho para a expansão e o aprimoramento contínuo do projeto.
A demonstração concreta dos benefícios do auxílio colaborativo entre as varas reforça a importância da solidariedade e da cooperação dentro do Sistema Judiciário. Segundo a Corregedoria Regional, mais do que números e estatísticas positivas, o projeto representa um avanço na busca por uma Justiça mais eficiente, principalmente para o jurisdicionado, onde o apoio mútuo possibilita superar desafios e garantir a entrega de um serviço público de excelência à sociedade.
A expectativa da Corregedoria é que, com a continuidade e o aprimoramento do Projeto de Auxílio Colaborativo, a Justiça Federal da 4ª Região siga promovendo uma prestação jurisdicional com inovação e efetividade em benefício de todos, ressaltando-se que os laços de coleguismo estabelecidos entre as equipes das unidades participantes da iniciativa vão durar bem mais que a etapa do projeto.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)



notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | Memória institucional80 Anos do Dia da Vitória: solenidade em Curitiba inaugura mostra que homenageia servidores “pracinhas”16/05/2025 - 18:04
-
JFRSJFRS | Aberta ao públicoMemorial da JFRS está com exposição sobre o desastre climático de 202416/05/2025 - 17:54
-
JFPRJFPR | Solenidade em CuritibaSJPR inaugura retratos de diretores do biênio 2021-2023 na galeria de fotos16/05/2025 - 17:30