JFRS | Energia limpa

Sede em Porto Alegre amplia sistema fotovoltaico

08/08/2025 - 14h35
Atualizada em 08/08/2025 - 14h35
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A sede da Justiça Federal em Porto Alegre dobrou sua produção de energia limpa, com a ampliação do sistema fotovoltaico na cobertura da ala oeste, que já está em pleno funcionamento. Agora, a geração fotovoltaica passa a ser de 102,65 kW.

Com o aumento da potência instalada, deixa-se de enquadrar o sistema como microgeração e passa-se à condição de minigeração fotovoltaica, que se aplica quando a potência total instalada excede 75 kW. Considerando o perfil das cargas existentes no prédio-sede da capital, toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico é consumida localmente, inclusive nos finais de semana e feriados.

Esta iniciativa reforça o compromisso da Justiça Federal gaúcha com a sustentabilidade, a eficiência e o uso consciente dos recursos públicos. Produzir mais energia limpa ajuda na redução de custos e na diminuição do impacto ambiental.

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


foto colorida aérea do prédio da sede em Porto Alegre, mostrando os painéis solares no terraço
Painéis solares instalados no terraço do prédio-sede em Porto Alegre
foto colorida aérea do prédio da sede em Porto Alegre, mostrando os painéis solares no terraçofoto colorida aérea do prédio da sede em Porto Alegre, mostrando os painéis solares no terraço