JFSC | Novos juízes

Programa de Vitaliciamento Turma 2 inicia nova etapa em Florianópolis

07/10/2025 - 11h14
Atualizada em 07/10/2025 - 11h14
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Teve início hoje (07/10) a nova etapa do Programa de Vitaliciamento, na sede da Seção Judiciária de Santa Catarina, em Florianópolis. A turma é composta por 16 novos juízes, aprovados no XVIII Concurso da Magistratura do TRF4. Essa é a segunda turma de magistrados desse concurso a participar do programa. 

O processo de vitaliciamento tem duração aproximada de dois anos e representa uma etapa fundamental da formação dos novos juízes, consolidando conhecimentos e práticas que integram a vida funcional e institucional da magistratura federal.

A atividade é promovida pela Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (EMAGIS) e coordenada pelo desembargador federal Roger Raupp Rios. O encontro se estende até o dia 10 de outubro de 2025.

A abertura do evento foi conduzida pelo desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, diretor da EMAGIS, e pela juíza federal Daniela Tochetto Cavalheiro, que representou a desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, corregedora regional da Justiça Federal da 4ª Região.

Voltado para magistrados da Justiça Federal da 4ª Região em processo de vitaliciamento, o programa tem como objetivo desenvolver competências para identificar os pilares essenciais das práticas de gestão de pessoas. A proposta é incentivar os participantes a reconhecer e a incorporar aspectos que favoreçam o alcance de resultados organizacionais, alinhados à promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Ao longo dos quatro dias, os novos magistrados participam de debates, estudos de caso, reflexões individuais e atividades em grupo. Os temas abordam questões ligadas ao bem-estar no trabalho, atributos da gestão, assédio moral, carreira judicial, sentido do trabalho e desafios enfrentados no exercício da magistratura em sociedades desiguais.

A programação conta com exposições e condução das psicólogas Ana Lúcia Silva de Sousa, Cibele Vargas Machado Moro, Laura Cristina Coelho Schabatura e Tatiana Names, além da participação dos magistrados Roger Raupp Rios e Sayonara Gonçalves da Silva Mattos em atividades voltadas à carreira e ao ethos profissional.

Entre as metodologias que serão utilizadas ao longo do curso estão discussões em semicírculo, trabalhos em subgrupos, leitura de textos, exibição de filmes e debates em grande grupo. A abordagem busca integrar teoria e prática, promovendo trocas de experiências entre os magistrados e reflexões sobre os desafios da atividade judicial contemporânea.

O Programa de Vitaliciamento contribui para o desenvolvimento profissional e institucional, além de fortalecer uma cultura de gestão alinhada a valores humanistas e ao cuidado com as pessoas.

Acesse o programa completo do curso.