Magistrada e servidores da 4ª Região participam de eventos sobre Gestão Documental e Memória do Judiciário
Atualizada em 28/10/2025 - 18h24
A juíza federal Ingrid Schroder Sliwka, diretora do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), e os servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Tatiana Moraes Mafessoni, chefe de Gabinete da Diretoria-Geral, Nara Jane Mota Dorneles, diretora do Núcleo de Arquivo e Memória, e Carlos Mario Cachapuz Crespo, do Setor de Gestão Documental, participaram na última semana de dois eventos nacionais sobre Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário: o “II Seminário Memojus”, que aconteceu no dia 22/10, e o “VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário”, que ocorreu nos dias 23 e 24/10. Ambos eventos foram realizados em Belo Horizonte.
Seminário Memojus
A Rede Memojus Brasil, em prol da Memória do Poder Judiciário, abarcando arquivos, bibliotecas, centros culturais, memoriais e museus judiciários, promoveu, na última quarta-feira (22/10), o “II Seminário Memojus”.
Com o tema “Memória: políticas, gestão e difusão”, o evento reuniu representantes do Judiciário de todo o país no Auditório do Fórum Cível e Fazendário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.
O Seminário teve o objetivo de discutir questões relacionadas à memória do Poder Judiciário, contemplando temas relacionados à História da Justiça, Gestão de Memória, Inovação, Agenda 2030 e Direitos Humanos e aos Patrimônios Culturais Arquitetônico, Arquivístico, Bibliográfico e Museológico.
Foram realizados sete painéis com planos de ação dos Grupos de Trabalho da Rede Memojus Brasil; todos abordando a importância da preservação e difusão da memória institucional do Judiciário, a adoção de boas práticas, estratégias para a gestão de acervos históricos e patrimoniais e contribuição para a valorização da história da Justiça no Brasil.
Participaram da mesa de honra do evento a diretora do Foro da JFRS, juíza Ingrid Sliwka; o superintendente da Memória do judiciário (Mejud) do TJMG, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e coordenador da Rede Memojus Brasil, Carlos Alexandre Böttcher; o diretor executivo de Gestão e Informação Documental (Dirged) do TJMG, Thiago Israel Simões Doro Pereira; e a doutora em História e analista judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha.
Congresso de Arquivos do Poder Judiciário
Já na última quinta-feira (23/10) e sexta-feira (24/10) foi realizado o “VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário – Arquivos Permanentes: preservação, acesso e difusão”, na sede da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG, em Belo Horizonte.
Participaram magistrados, servidores e profissionais da gestão de arquivos, gestores públicos e especialistas em preservação e acesso à informação, de diversas partes do país, que debateram as melhores práticas e desafios na lida com arquivos permanentes.
Durante os dois dias de evento, o VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário abordou temas como “Governança Arquivística”, “Acesso e Pesquisa”, “Políticas de Gestão Documental e de Memória” e “Inteligência Artificial e novas tecnologias”. Também foram realizadas oficinas como “Diplomática contemporânea: aplicação em arquivos permanentes” e “Descrição arquivística: o uso do modelo conceitual Records in Contexts (RiC)”.
A mesa de honra foi formada pelo superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do TJMG, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, representando o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; pela desembargadora do TJMG Juliana Campos Horta, representando o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna; pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha; pelo coordenador do Comitê de Documentação e Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), desembargador Helvécio Moura dos Santos; e pela presidente da Comissão de Memória do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargadora Haidée Denise Grin.
Além da juíza Ingrid Sliwka e dos servidores do TRF4 Tatiana Mafessoni, Nara Dorneles e Carlos Crespo, esse Congresso também teve a participação da servidora Tassiara Kich, diretora da Divisão de Documentação e Memória da JFRS.
Com informações da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do TJMG





notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | Mês da Consciência NegraMemória promove exposição com base em processos históricos envolvendo pessoas escravizadas28/10/2025 - 18:55 -
JFRSJFRS | Operação Van GoghOito pessoas são condenadas por participarem de fraude na concessão de auxílios-doença em Passo Fundo28/10/2025 - 17:43 -
TRF4TRF4 | TRU/JEFsMédica que trabalhou no SUS durante a pandemia de Covid-19 tem direito a desconto no FIES28/10/2025 - 15:29






