TRF4 | Preservação

Magistrada e servidores da 4ª Região participam de eventos sobre Gestão Documental e Memória do Judiciário

28/10/2025 - 17h53
Atualizada em 28/10/2025 - 18h24
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A juíza federal Ingrid Schroder Sliwka, diretora do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), e os servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Tatiana Moraes Mafessoni, chefe de Gabinete da Diretoria-Geral, Nara Jane Mota Dorneles, diretora do Núcleo de Arquivo e Memória, e Carlos Mario Cachapuz Crespo, do Setor de Gestão Documental, participaram na última semana de dois eventos nacionais sobre Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário: o “II Seminário Memojus”, que aconteceu no dia 22/10, e o “VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário”, que ocorreu nos dias 23 e 24/10. Ambos eventos foram realizados em Belo Horizonte.

Seminário Memojus

A Rede Memojus Brasil, em prol da Memória do Poder Judiciário, abarcando arquivos, bibliotecas, centros culturais, memoriais e museus judiciários, promoveu, na última quarta-feira (22/10), o “II Seminário Memojus”.

Com o tema “Memória: políticas, gestão e difusão”, o evento reuniu representantes do Judiciário de todo o país no Auditório do Fórum Cível e Fazendário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.

O Seminário teve o objetivo de discutir questões relacionadas à memória do Poder Judiciário, contemplando temas relacionados à História da Justiça, Gestão de Memória, Inovação, Agenda 2030 e Direitos Humanos e aos Patrimônios Culturais Arquitetônico, Arquivístico, Bibliográfico e Museológico.

Foram realizados sete painéis com planos de ação dos Grupos de Trabalho da Rede Memojus Brasil; todos abordando a importância da preservação e difusão da memória institucional do Judiciário, a adoção de boas práticas, estratégias para a gestão de acervos históricos e patrimoniais e contribuição para a valorização da história da Justiça no Brasil.

Participaram da mesa de honra do evento a diretora do Foro da JFRS, juíza Ingrid Sliwka; o superintendente da Memória do judiciário (Mejud) do TJMG, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e coordenador da Rede Memojus Brasil, Carlos Alexandre Böttcher; o diretor executivo de Gestão e Informação Documental (Dirged) do TJMG, Thiago Israel Simões Doro Pereira; e a doutora em História e analista judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha.

Congresso de Arquivos do Poder Judiciário

Já na última quinta-feira (23/10) e sexta-feira (24/10) foi realizado o “VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário – Arquivos Permanentes: preservação, acesso e difusão”, na sede da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG, em Belo Horizonte.

Participaram magistrados, servidores e profissionais da gestão de arquivos, gestores públicos e especialistas em preservação e acesso à informação, de diversas partes do país, que debateram as melhores práticas e desafios na lida com arquivos permanentes.

Durante os dois dias de evento, o VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário abordou temas como “Governança Arquivística”, “Acesso e Pesquisa”, “Políticas de Gestão Documental e de Memória” e “Inteligência Artificial e novas tecnologias”. Também foram realizadas oficinas como “Diplomática contemporânea: aplicação em arquivos permanentes” e “Descrição arquivística: o uso do modelo conceitual Records in Contexts (RiC)”.

A mesa de honra foi formada pelo superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do TJMG, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, representando o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; pela desembargadora do TJMG Juliana Campos Horta, representando o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna; pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha; pelo coordenador do Comitê de Documentação e Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), desembargador Helvécio Moura dos Santos; e pela presidente da Comissão de Memória do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargadora Haidée Denise Grin.

Além da juíza Ingrid Sliwka e dos servidores do TRF4 Tatiana Mafessoni, Nara Dorneles e Carlos Crespo, esse Congresso também teve a participação da servidora Tassiara Kich, diretora da Divisão de Documentação e Memória da JFRS.

Com informações da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do TJMG


A juíza federal Ingrid Schroder Sliwka, diretora do Foro da JFRS (2ª da esq. p/ dir.), participou da mesa de honra do “II Seminário Memojus”
A juíza federal Ingrid Schroder Sliwka, diretora do Foro da JFRS (2ª da esq. p/ dir.), participou da mesa de honra do “II Seminário Memojus”
A juíza federal Ingrid Schroder Sliwka, diretora do Foro da JFRS (2ª da esq. p/ dir.), participou da mesa de honra do “II Seminário Memojus”Os servidores do TRF4 Tatiana Moraes Mafessoni, chefe de Gabinete da Diretoria-Geral, Nara Jane Mota Dorneles, diretora do Núcleo de Arquivo e Memória, e Carlos Mario Cachapuz Crespo, do Setor de Gestão Documental, participaram do “VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder JudiciárioO “VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário” aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro deste anoDa esq. p/ dir.: os servidores do TRF4 Carlos Mario Cachapuz Crespo, Nara Jane Mota Dorneles, Tatiana Moraes Mafessoni, a juíza federal Ingrid Schroder Sliwka e a servidora da JFRS Tassiara Kich