InspiraLab e LabJus realizam oficina sobre IA generativa na Tramitação Ágil dos Benefícios por Incapacidade
Atualizada em 22/06/2026 - 18h52
O InspiraLab, laboratório de inovação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e o LabJus, laboratório de inovação da Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC), realizaram, no dia 17/6, em Florianópolis, uma oficina de inovação voltada à identificação de oportunidades de aplicação da inteligência artificial generativa para o aprimoramento da Tramitação Ágil (TA) dos processos de benefícios por incapacidade.
A atividade integrou a programação da III Semana Nacional dos Juizados Especiais Federais, realizada entre os dias 15 e 19 de junho de 2026, e decorreu de iniciativa do Inspiralab em conjunto com a Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região ( COJEF). A oficina representou uma ação prática de inovação dentro do evento, direcionada à construção colaborativa de soluções para uma matéria de grande relevância nos Juizados Especiais Federais.
O trabalho foi conduzido conjuntamente pelo InspiraLab e pelo LabJus, reunindo magistrados(as) e servidores(as) que atuam com benefícios por incapacidade nos três estados da 4ª Região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), além de representantes da área de Tecnologia da Informação do Tribunal e da COJEF.
A oficina foi coordenada pela juíza federal Simone Barbisan Fortes, coordenadora do LabJus/JFSC e integrante do Núcleo de Benefícios por Incapacidade. Pela equipe do InspiraLab participaram Alexandre Antonini e Maria Elisa Coelho. Pelo LabJus participaram os laboratoristas Karine Costa Colle, Karine Gonçalves da Silva Mattos e Edival Barreto de Magalhães Junior. Ao todo, o evento contou com 20 participantes, além dos facilitadores.
O objetivo da oficina foi reunir especialistas que atuam diretamente na Tramitação Ágil dos benefícios por incapacidade para analisar o fluxo de trabalho atual, identificar desafios e oportunidades de melhoria e, a partir desse diagnóstico, explorar de que forma a inteligência artificial generativa pode contribuir com a qualificação da instrução dos processos de benefícios por incapacidade.
Durante as atividades, os participantes trabalharam de forma colaborativa na construção de propostas e protótipos de soluções, avaliando possibilidades concretas de aplicação da IA em diferentes etapas da Tramitação Ágil dos Benefícios por Incapacidade e discutindo requisitos, benefícios e cuidados necessários para sua utilização responsável.
Como resultado, os grupos desenvolveram propostas voltadas ao uso da inteligência artificial generativa como ferramenta de apoio à Tramitação Ágil dos benefícios por incapacidade. As ideias produzidas servirão de subsídio para análises futuras de viabilidade, amadurecimento técnico e eventual desenvolvimento de soluções pelas áreas competentes.
Fonte: Inspiralab/TRF4
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | Visita institucionalDireção do Foro recebe visita do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário22/06/2026 - 15:22 -
JFPRJFPR | Direito dos animaisJFPR lança campanha “Julho Dourado” de conscientização sobre bem-estar animal22/06/2026 - 15:03 -
JFSCJFSC | ConciliaçãoCejuscon encerra a III Semana dos Juizados com 601 acordos homologados22/06/2026 - 14:40







